Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sediados no Norte de Minas serão contemplados neste ano com o repasse de recursos superiores a R$ 6,1 milhões para o custeio do atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos estão previstos na Resolução 8.105 publicada dia 19 de abril de 2022 e assinada pelo secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. Em todo o Estado a previsão da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é repassar mais de R$ 68,9 milhões, beneficiando 371 CAPS.

CAPS AD III de Janaúba – Foto:  Ascom/Prefeitura de Janaúba

No Norte de Minas a Resolução da SES-MG prevê o repasse de recursos para 37 centros de atenção psicossocial sediados em 28 municípios. Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, 16 municípios vão receber mais de R$ 3,6 milhões. O maior aporte será destinado ao Fundo Municipal de Saúde de Janaúba, totalizando R$ 817 mil para o custeio de três centros de atenção psicossocial.

Para Montes Claros está previsto o repasse de R$ 503,9 mil; Bocaiúva R$ 326,8 mil; Salinas R$ 313 mil e Taiobeiras R$ 158,8 mil. Os municípios de Capitão Enéas, Coração de Jesus, Francisco Sá, Grão Mogol, Jaíba, Monte Azul, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, São João do Paraíso, Varzelândia e Verdelândia receberão, cada um, R$ 135,8 mil.

Oito municípios pertencentes à Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária receberão R$ 1,6 milhão, divido da seguinte forma: Brasília de Minas R$ 639,8 mil; Januária e São Francisco R$ 158,8 mil para cada localidade; Bonito de Minas, Itacarambi, Manga, Mirabela e São João da Ponte receberão, cada um, R$ 135,8 mil.

Na área de atuação da GRS de Pirapora quatro municípios que possuem centros de atenção psicossocial vão receber R$ 888,6 mil. São eles: Várzea da Palma R$ 326,8 mil; Pirapora R$ 290 mil; Buritizeiro e Lassance R$ 135,8 mil para cada localidade.

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, João Alves Pereira entende que “o apoio financeiro da SES-MG no custeio dos centros de atenção psicossocial constitui medida importante, levando em conta a assistência prestada a centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

SERVIÇOS RESIDENCIAIS

Também no dia 19 de abril a SES-MG publicou a Resolução 8.106 instituindo o repasse de recursos para o custeio de 117 Serviços Residenciais Terapêuticos. Para Montes Claros, que sedia um serviço residencial, serão repassados R$ 96 mil.

Por Pedro Ricardo