Seguindo o calendário da Oficina de Imunização para o aumento das coberturas vacinais de rotina, na quarta-feira, 18 de maio, foi iniciada a segunda fase do Plano Regional de Vigilância das Coberturas Vacinais nos Municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas.

Gestores Municipais e referências técnicas de Imunização participam de segunda fase de Oficina de Imunização na SRS Patos de Minas - Foto: Nathália Vidal

Na primeira etapa foram realizadas discussões on-line individuais por município, sobre os dados das coberturas vacinais. Agora, na segunda etapa, serão realizadas oficinas presenciais na sede da SRS Patos de Minas com os municípios, divididos em cinco grupos, com a presença de gestores, referências técnicas da Atenção Primária e referências técnicas da Epidemiologia e Imunização. Na programação, rodas de conversa para apresentar trocas de experiências e a elaboração de um Plano Municipal, com ações que visem o aumento da cobertura vacinal em cada município.

Neste primeiro dia, a oficina foi direcionada para os municípios de Rio Paranaíba, Brasilândia de Minas, Lagoa Grande, João Pinheiro e São Gonçalo do Abaeté. Rio Paranaíba mantém altas e homogêneas as coberturas vacinais de 2015 a 2021; a vacinação de Poliomielite em crianças menores de um ano, por exemplo, em 2015 atingiu 93,33% de seu público, seis anos depois em 2021, a cobertura ficou em 127%. Já Brasilândia de Minas, possui uma série histórica de baixas coberturas nos últimos seis anos, porém conseguiu alta em 2021, sendo 122,55% na vacinação da Pentavalente, por exemplo. Ao final, foi apresentado um guia com sugestões de ações para auxiliar na construção do Plano Municipal. Alguns municípios ultrapassaram 100% de cobertura devido ao Sistema Único de Saúde (SUS) ser universal e um indivíduo poder se vacinar em qualquer localidade, o cálculo de pessoas vacinadas foi feito com base no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) de 2019 e por isso a base populacional de cada município pode ser superestimada.

Cobertura Vacinal em Rio Paranaíba - Imagem: Laura de Oliveira - Referência Técnica de Imunização SRS Patos de Minas

Gustavo Rodrigues Oliveira, enfermeiro e referência técnica da Atenção Primária à Saúde e Imunização do município de Brasilândia de Minas, afirmou que a elaboração de seu Plano de Municipal de Ações será finalizada ainda nesta semana. “Após a conclusão do Plano Municipal, vamos partir para a fase das expansões para as outras equipes de imunização do município por meio do guia das oficinas, como foi feito com a Unidade de Laboratório, onde a experiência foi muito proveitosa. E as expectativas para a terceira etapa, de capacitação e reciclagem, estão altas devido à falta de treinamentos que havia para os profissionais da saúde do município há algum tempo”, disse Gustavo.

Cobertura Vacinal em Brasilândia de Minas - Imagem: Laura de Oliveira - Referência Técnica de Imunização SRS Patos de Minas

A segunda fase segue a mesma programação com os demais municípios da Regional de Patos de Minas até o fim deste mês. A terceira fase da oficina vai ocorrer entre os meses de junho e agosto, com treinamentos e capacitações de imunização junto aos municípios, também divididos em cinco grupos, que serão realizados em cidades pólo das microrregiões da SRS Patos de Minas e direcionados para as referências de imunização que trabalham em Salas de Vacina.

Por Nathália Vidal