Diante da alta incidência de casos de dengue em 17 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou uma equipe com técnicos, motoristas, veículos e equipamentos para fazerem a aplicação do inseticida nas 17 cidades. O objetivo da ação é reforçar o trabalho de campo das equipes municipais no combate ao mosquito e conscientizar a população dos cuidados para combater e evitar a dengue.

A cada três anos temos um pico de casos de dengue, explica o secretário da SES-MG, Fábio Baccheretti, “foi assim em 2013, 2016 e 2019, e estamos em 2022. Geralmente, no estado, o aumento ocorre em março e abril. Estamos em maio e tivemos um pequeno crescimento - e não acredito que isso vá se prologar”.

Reunião com prefeitos e equipes da saúde na SRS Passos - Foto: Ascom Passos

Para evitar uma epidemia no estado, em algumas regiões específicas as equipes da Secretaria realizam uma força tarefa, fazendo visitas domiciliares para o controle e redução do vetor, além de conscientizar e mobilizar a população. “Todo mundo sabe como evitar a dengue, que é cuidar de sua casa, não deixar água parada, tampando as caixas de água”, reforça o gestor.

A SRS Passos também mobilizou prefeitos, gestores de saúde e profissionais de epidemiologia para discutir e alinhar um conjunto de ações para reduzir os riscos de epidemia de dengue na região. O índice de infestação do mosquito é crescente nos municípios, entre eles os de Passos e São Sebastião do Paraíso, que têm as maiores populações da região.

Ação educativa contra a dengue em escola de São Sebastião do Paraíso - Foto: SMS SS Paraíso

Cenário Epidemiológico

Na área da SRS Passos, formada por 27 municípios, nas últimas quatro semanas epidemiológicas foram registrados mais de 3,8 mil casos prováveis de dengue, com alta ou muita alta incidência em 17 deles. Só em abril, houve 57 internações, das quais oito foram por dengue hemorrágica.

“O cenário epidemiológico atual da dengue na SRS Passos caracteriza-se pela ampla distribuição de casos prováveis nos dois municípios - Passos e São Sebastião do Paraíso -, atingindo incidência muito alta nas últimas quatro semanas epidemiológicas”, avalia a referência técnica em arboviroses e coordenadora adjunta do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (Crea), Patrícia Mendes Costa.

Ainda segundo a coordenadora, apesar dos esforços de prevenção, houve um aumento dos registros e na procura pelos serviços de saúde. Para a referência técnica, algumas ações são potencialmente capazes de produzir mudanças efetivas no cenário atual, como o controle vetorial, mutirões de limpeza, intensificação das ações de mobilização social, capacitação das equipes de saúde e organização da rede assistencial para que o paciente seja assistido conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, reduzindo assim o agravamento dos casos e a ocorrência de óbitos.

Integração das ações

O alinhamento de medidas do Governo de Minas e dos municípios passa também pela integração da Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde. Para a superintendente Kátia Gonçalves, o processo de integração requer um planejamento por parte do CREA e o eixo principal é a ampliação da rede de capacitação e formação dos profissionais. “O resultado é a otimização do tempo das visitas domiciliares, a produção de registros mais completos, atendimento aprimorado e redução da incidência de endemias”, observou.

“Nossa expectativa é de que vão ser bem efetivas as ações e que as pessoas vão nos ajudar”, disse o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais. “Precisamos ter essa nova estratégia para, pelo menos, driblar essa incidência do mosquito em nosso município. Temos que somar forças”, defende o prefeito de Passos, Diego Oliveira.

São Sebastião do Paraíso e Passos

Outra medida foi reunir os prefeitos, gestores de saúde e profissionais de epidemiologia e zoonoses das duas maiores cidades da região que também estão com alta incidência de casos prováveis de dengue, para discutirem outras ações que possam contribuir para redução dos números.

Participaram do encontro, realizado na semana passada no auditório da SRS Passos, os prefeitos de Passos, Diego Oliveira; e de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais; juntamente com suas equipes de saúde. A reunião foi conduzida pelo Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses da SRS Passos, com apoio da referência técnica da Central de Ultra Baixo Volume da SES-MG, Dionísio Pacelli.

Segundo Pacelli o apoio do Estado tem o objetivo de “estender a mão aos municípios”, já que uma epidemia é resultado de um processo que precisa ser estudado, para que as medidas preventivas sejam eficazes. “Mas é o município como um todo que deve ter a consciência da necessidade de agir”, ressaltou.

“Apesar do constante monitoramento, por parte da Regional de Saúde de Passos, os números subiram e agora precisamos reverter a situação. Não queremos que os casos aumentem e, principalmente, que ocorram novos óbitos”, destacou a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves. “A meta é um trabalho efetivo de combate às arboviroses, com apoio dos prefeitos e gestores de saúde. E convocamos a população para este enfrentamento”, disse.

Por Enio Modesto