Devido ao aumento dos casos de Arboviroses, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela no Estado de Minas e na região Triângulo Sul, o Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba vem desencadeando ações de prevenção e combate a essas doenças junto aos municípios ao longo do ano. Foram realizadas capacitações sobre controle vetorial, uso de novos inseticidas adotados pelo Ministério da Saúde nos veículos de Ultra Baixo Volume (UBV), bombas costais e reservatórios de água, divulgação de capacitação em manejo clínico para médicos e enfermeiros, atualização sobre exames de RT-PCR, monitoramento viral de amostras, reuniões regionais quinzenais de acompanhamento dos eixos de combate ao mosquito e fortalecimento de ações de mobilização social e educação em saúde.

Reunião do Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses da SRS Uberaba - Foto: Sara Braga

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, Denise Maciel, a incidência de casos prováveis de dengue vem aumentando a cada semana na macrorregião Triângulo Sul. Segundo ela, “na última semana de abril, 13 dos 27 municípios da região apresentaram alta incidência de casos prováveis de dengue, o que representa 48,2% dos municípios. Além disso, passamos de 1.785 para 4.512 casos prováveis nas quatro últimas semanas de abril. Até o momento, temos 8 óbitos suspeitos de dengue, sendo 2 ocorridos em crianças e 6 em idosos. Temos também 28 casos confirmados de chikungunya, uma doença que nos preocupa por sua gravidade e cronicidade. Sendo assim, é de suma importância que toda a sociedade assuma sua responsabilidade no controle dos agravos transmitidos pelo Aedes aegypti, um mosquito com alta capacidade de adaptação e proliferação em ambientes urbanos”, conclui.

O superintendente regional de saúde, Eurípedes Leitão, explica que a superintendência conta, atualmente, com quatro supervisores que acompanham as microrregiões de Frutal, Iturama, Araxá e Uberaba e realizam inspeções semanais nessas regiões. Segundo ele, “a situação vem sendo constantemente monitorada pela equipe de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba e, por isso, é necessário manter atualizadas as notificações de casos de Arboviroses por parte dos municípios, a fim de que esses profissionais possam acompanhar e definir ações de redução da incidência e focos do transmissor. No entanto, só isso não basta, a participação da população no acompanhamento de suas residências e locais de trabalho e o correto descarte do lixo, evitando acúmulos de água, são as ações mais eficientes neste momento.

Por Sara Braga