Os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas estarão movimentados neste sábado, 30 de abril, com a realização do “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. As duas campanhas foram iniciadas dia 4 de abril e, até quarta-feira, 27, já haviam imunizado 43.951 norte-mineiros contra a gripe e 13.809 crianças e trabalhadores da saúde contra o sarampo.

No Norte de Minas a estimativa é de que mais de 747 mil pessoas precisam ser vacinadas contra a gripe e o sarampo. Em Montes Claros, onde há estimativa de que 137.447 pessoas precisam ser vacinadas contra a gripe, até quarta-feira, 27 de abril, dados do Ministério da Saúde davam conta de que haviam sido aplicadas 13.010 doses de vacinas. Com isso, a cobertura vacinal estava em 12,5% do público alvo.

Foto: Ascom SES-MG

Para que a região consiga alcançar cobertura vacinal de, pelo menos, 90% do público alvo contra a gripe e 95% das crianças e trabalhadores da saúde contra o sarampo, a coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que os municípios precisam adotar como estratégia o funcionamento das unidades de saúde em horários especiais, à noite e se for possível, nos finais de semana e feriados. Além disso, as secretarias de saúde precisam ampliar a divulgação das campanhas visando atingir todos os segmentos da população.

Agna Menezes lembra que todos os anos a formulação da vacina da gripe é atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas dos vírus que estejam circulando no país. Neste ano, a nova formulação da vacina é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. “Por isso, quem foi vacinado em 2021 precisa retornar às unidades de saúde para ser novamente imunizado. A vacinação evita que as pessoas contraiam as formas mais graves da gripe reduzindo, com isso, as necessidades de internações e a ocorrência de óbitos”, alerta a coordenadora.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A imunização contra a gripe tem 18 grupos prioritários, com público estimado no Norte de Minas em 599 mil pessoas. Em 54 municípios que compõem a área de abrangência da SRS Montes Claros está concentrado o maior público a ser imunizado: 395.210 pessoas.

Já em 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária a estimativa é de que devem ser vacinadas 153.732 pessoas. Por outro lado, em sete municípios da GRS Pirapora, a previsão é de que 50.181 pessoas integram os grupos prioritários de imunização contra a gripe.

Em Minas Gerais o público estimado para a vacinação contra a Influenza é superior a 7,8 milhões de pessoas. Em todo o país a estimativa do Ministério da Saúde é de que 76,5 milhões de pessoas precisam ser vacinadas contra a gripe. Para isso, serão distribuídas 80 milhões de doses de vacinas produzidas pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

ETAPAS

Até dia 2 de maio estará em andamento a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe, tendo como públicos alvos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa ocorre entre os dias 3 de maio e 3 de junho. Nesta fase os 16 grupos prioritários serão compostos por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas que possuem comorbidades; deficientes físicos permanentes; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; a população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

SARAMPO

No Norte de Minas a vacinação contra o sarampo tem público estimado em 148.329 pessoas. Elas estão divididas da seguinte forma: 109.223 crianças e 39.106 trabalhadores da saúde. Até quarta-feira, 27 de abril, dados do Ministério da Saúde davam conta de que 13.809 pessoas haviam sido vacinadas contra o sarampo no Norte de Minas.

Agna Menezes ressalta que a vacinação contra o sarampo, que prosseguirá até 3 de junho, permitirá interromper a circulação ativa do vírus no país. Nos últimos três anos foram notificados 30.017 casos de sarampo no Brasil, distribuídos da seguinte forma: em 2019 foram 20.901 casos; em 2020, ocorrência de 8.448 notificações, quantidade que caiu para 668 casos em 2021.

Por Pedro Ricardo