A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares estabeleceu parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Campus Governador Valadares, a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e o Distrito Sanitário Especial Indígena MG/ES (DSEI) para a efetivação do EpiSUS - Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde. Trata-se de proposta de educação permanente, em serviço, com metodologia internacionalmente reconhecida vinculada ao Field Epidemiology Training Program (FETP). A iniciativa busca fortalecer ações de vigilância em saúde em âmbito nacional, envolvendo as três esferas de gestão – federal, estadual e municipal -, preparando os sistemas de saúde para resposta às emergências em saúde pública.

Foto: Luiz Patrício

Estiveram presentes no evento de abertura do EpiSUS - que ocorreu no dia 26 de abril de forma presencial na sede da Universidade Pitágoras em Governador Valadares - o superintendente regional de Saúde, Romulo Gusmão; a secretária municipal de Saúde de Governador Valadares, Carol Sangali; a idealizadora do projeto, e médica sanitarista, também do município, Dra. Katiuscia Ramalho, e a representante do DSEI, Mariana Santos.

O EpiSUS conta com a participação de 19 técnicos de diversas áreas – assistência, atenção farmacêutica, vigilância -, incluindo profissionais da SRS Governador Valadares, de municípios da macrorregião de saúde Leste, e do DSEI, tendo como tutores/facilitadores servidores previamente treinados e certificados das mesmas instituições. A iniciativa terá duração de 3 meses, e ao final, os participantes deverão apresentar um produto que será uma análise descritiva de um agravo de importância no seu território.

Em sua fala, o superintendente destacou: “teremos servidores mais preparados para lidar com emergências em saúde pública, e treinados para fazer um manejo de epidemias e surtos de forma adequada, com toda técnica que é necessária, isso é essencial porque garante a qualidade e amplia as chances de termos resultados assertivos”.

Por Igor Simil