A Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou o I Webinário dos Centros Estaduais de Atenção Especializada, no dia 11/04. O objetivo foi apresentar as diretrizes assistenciais e gerenciais do programa estadual, além de compartilhar experiências exitosas e boas práticas de gestão dos Centros Estaduais de Atenção Especializada (CEAE), incentivando os atores envolvidos, referências técnicas das Unidades Regionais de Saúde, gestores municipais, coordenadores e gerentes que procuram soluções inovadoras no sentido de implementação e consolidação do programa.

O webinário teve como público as referências técnicas das Unidades Regionais de Saúde cobertas pelo CEAE e profissionais dos 28 Centros Estaduais de Atenção Especializada, além de gestores de municípios sede e dos municípios de abrangência do serviço.

Os CEAE estão estrategicamente distribuídos pelo território de Minas Gerais e atuam como referência da média complexidade na perspectiva de qualificar a atenção ao usuário com diabetes, hipertensão e doença renal crônica de alto e muito alto risco, ao idoso frágil, além de oferecer atendimentos à gestante e crianças de risco, propedêutica (abordagem inicial e diagnóstico) de câncer de mama e colo do útero, segundo critérios e parâmetros definidos.

Os serviços ofertam consultas e exames e realizam o acompanhamento dos usuários por equipe multiprofissional, com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. É importante destacar que os CEAE estão organizados como ponto de atenção de abrangência regional, sendo o acesso regulado pela Atenção Primária à Saúde dos municípios contemplados. No Estado há 28 CEAE implantados, com cobertura em 45 microrregiões de saúde.

Recentemente o Programa CEAE foi reestruturado por meio da Deliberação CIB-SUS/MG n° 3.066/2019 e da Resolução SES/MG n° 7.918/2021, com a incorporação de novos instrumentos e tecnologias, bem como o incremento financeiro de R$ 13 milhões/ano distribuídos para os serviços, que poderão potencializar o cuidado longitudinal nas linhas de cuidado prioritárias a partir da reorganização e aperfeiçoamento dos processos de trabalho.

“A programação do evento promovido pela Coordenação de Atenção à Saúde da SES-MG foi elaborada no intuito de apresentar as principais alterações e avanços que o Programa Estadual passou nos últimos anos, suscitar discussões e reflexões que pudessem contribuir para o fortalecimento da governança regional, dar maior visibilidade às ações desenvolvidas nos territórios de abrangência do CEAE com vistas à qualificação da assistência e para favorecer o compartilhamento do cuidado entre a atenção ambulatorial especializada (AAE) e a atenção primária (APS)”, disse a referência técnica Lyvia Lage

Segundo a ex-coordenadora de Atenção Especializada Ambulatorial e também referência técnica da área, Débora Conrado, a média complexidade é um gargalo em todo o país, mas as mudanças que as novas legislações proporcionaram ao Programa Estadual trazem um grande avanço para os serviços de atenção especializada. “Promover um encontro com os diversos atores que impulsionam os CEAE com vários relatos de experiências exitosas para usuários do SUS/MG é muito gratificante para toda a equipe”, conclui Débora.

Por Jornalismo SES-MG