A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, iniciou na segunda-feira, 18 de abril, novas ações de apoio a cinco municípios do Norte de Minas para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre chikungunya e da febre amarela. Para Montes Claros a SRS repassou mais três veículos com equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV) que serão utilizados em diversas regiões da cidade para bloqueio e eliminação de mosquitos adultos. Outros dois veículos foram repassados à Secretaria Municipal de Saúde de Mirabela.

Foto: Pedro Ricardo

Para os municípios de Mamonas e Monte Azul a Central de UBV da Superintendência Regional de Saúde está repassando inseticida que será utilizado em equipamentos aerosystem, para eliminação de focos do Aedes aegypti no interior de residências.

Também nesta semana, referências técnicas das Coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da SRS Montes Claros e do Nível Central da SES-MG retornam a Espinosa para dar continuidade ao repasse de orientações aos profissionais de saúde do município sobre ações de controle e eliminação de focos do mosquito em comunidades rurais. Ronildo Barbosa Santos, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SRS, explica que “será feita avaliação das ações e dos impactos positivos e negativos dos trabalhos já executados, tomando como base a análise dos indicadores das arboviroses”.

As referências técnicas também irão a Monte Azul, onde vão avaliar as ações desenvolvidas pelo município e que estão previstas no plano de contingência atualizado no final do ano passado. Também será feita avaliação da estrutura organizacional da Secretaria Municipal da Saúde para a execução das estratégias de enfrentamento às arboviroses.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes lembra que desde o segundo semestre do ano passado todos os municípios foram alertados para o fato de que 2022 seria novo ano epidêmico de arboviroses, o que está se confirmando neste primeiro quadrimestre. “Aliado à utilização de recursos superiores a R$ 22,1 milhões já repassados aos municípios pela SES-MG para o enfrentamento ao Aedes aegypti, é necessário que as secretarias de saúde coloquem em prática os planos de contingência que foram atualizados no final do ano passado. É preciso que todos os casos de arboviroses sejam notificados pelos municípios para que as ações de controle do mosquito sejam colocadas em prática, evitando com isso o aumento do número de pessoas acometidas por alguma das doenças transmitidas pelo Aedes”, reforça a coordenadora.

Mesmo com quadro de técnicos reduzido, neste ano a Superintendência Regional de Saúde já realizou visitas técnicas a 13 municípios para reforçar o repasse de orientações sobre as ações de controle e enfrentamento ao Aedes aegypti. Além disso, sete municípios já foram contemplados com ações de eliminação de mosquitos adultos por meio da utilização de equipamentos de Ultra Baixo Volume Veicular (UBV): Espinosa, Riacho dos Machados, Joaquim Felício, Francisco Sá, Janaúba, Montes Claros e Pai Pedro.

Por outro lado, neste ano a SRS Montes Claros já investiu mais de R$ 1 milhão com a disponibilização de insumos para a eliminação de focos do Aedes aegypti nos municípios, incluindo o repasse de 141,5 mil pastilhas que são utilizadas para eliminação de focos de mosquitos em ralos e outros recipientes.

Também neste ano, a SRS reforçou a capacitação de agentes de controle de endemias nos municípios de Francisco Sá, Janaúba, Josenópolis e Riacho dos Machados. Outros 51 municípios foram contemplados com a manutenção de equipamentos de UBV costal.

INCIDÊNCIA

De acordo com levantamento realizado pela Superintendência Regional de Saúde, neste ano a proliferação do Aedes aegypti está acontecendo em sua maioria em reservatórios de água localizados em nível de solo. Com isso, 52 municípios da área de abrangência da SRS apresentam alto ou médio risco de transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Até o dia 6 de abril, de acordo com dados atualizados pelos municípios, a área de abrangência da SRS Montes Claros contabilizava 3.058 casos notificados de dengue; 630 notificações de febre chikungunya e 16 casos de zika vírus. Os municípios com maior incidência de arboviroses e número de casos notificados são: Montes Claros (1.617); Francisco Sá (365); Mirabela (167); Riacho dos Machados (157); Espinosa (140); Monte Azul (101); Catuti (93); Pai Pedro (86); Nova Porteirinha (39) e Mamonas (26).

Entre janeiro e 12 de abril deste ano o Núcleo de Regulação da SRS contabilizou que 179 pacientes foram internados em hospitais da macrorregião de saúde do Norte de Minas acometidos por dengue ou febre hemorrágica causada pela doença. Montes Claros é o município que contabilizou maior número de internações de pacientes para tratamento de dengue clássica ou dengue hemorrágica: 72. Em seguida estão: Espinosa (32 internações); Janaúba (24); Porteirinha (17) e Monte Azul (14).

Por Pedro Ricardo