Entre os dias 11 e 13 de abril, a Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), realizou nas microrregiões de saúde Centro e do Serro, capacitações sobre agravos transmissíveis de relevância para o território, com foco nas Arboviroses, síndromes gripais, síndrome mão-pé-boca, surtos, doença de chagas, toxoplasmose, esquistossomose e malária.

Capacitação para municípios da microrregião de saúde do Serro - Foto: Kesley Duarte

Nos dias 11 e 12, segunda e terça-feira, a capacitação ocorreu no Serro e contou com representantes dos municípios de Alvorada de Minas, Santo Antônio do Itambé, Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Presidente Kubitschek, Materlândia, Sabinópolis e Congonhas do Norte. Na quarta-feira, dia 13, a capacitação foi realizada em Conceição do Mato Dentro, destinada apenas a servidores do município.

Capacitação para servidores de Conceição do Mato Dentro - Foto: Kesley Duarte

“Foram três dias muito produtivos. Ao todo, conseguimos capacitar 110 profissionais da saúde, entre eles coordenadores e agentes municipais da Vigilância em Saúde; Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, além dos coordenadores da Atenção Primária e da Assistência Hospitalar. A ação teve como objetivo atualizar os protocolos de conduta na assistência; orientar sobre a desobrigação do uso de máscaras e, especialmente, alertar sobre surtos e o aumento do número de casos de dengue e chikungunya no território”, explicou Kesley Duarte de Jesus, referência técnica dos agravos transmissíveis da SRS Diamantina

A próxima capacitação está agendada para os dias 10 e 11 de maio, e será voltada para os profissionais da microrregião de saúde de Araçuaí, composta pelos municípios de Araçuaí, Berilo, Coronel Murta, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas e Virgem da Lapa.

Por Ricardo Maciel