Na última sexta-feira (08/04), os municípios de Uberaba e Delta realizaram suas primeiras Conferências Municipais de Saúde Mental e, no dia 19/04, Fronteira também irá realizar. Em Uberaba, o evento aconteceu durante todo o dia no Anfiteatro da Prefeitura Municipal da cidade e contou com a participação de profissionais da área, estudantes e usuários de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). As conferências tiveram como base a Resolução CES-MG Nº 081 de 22 de novembro de 2021, que dispõe sobre a aprovação “ad referendum”, da V Conferência Estadual de Saúde Mental, com o tema "A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS no Estado de Minas Gerais”.

A referência técnica em Saúde Mental da SRS Uberaba, Viviane Pereira, ressalta que as conferências são muito importantes, pois, segundo ela, “são o espaço que temos para propor melhorias nos serviços, discutir propostas, identificar as idéias que os usuários trazem de suas realidades, além de podermos continuar avançando com o cuidado em liberdade, que garante os avanços do SUS na área de saúde mental. Nas conferências temos a participação de profissionais, estudantes, usuários, entre outras representatividades, o que garante uma abrangência maior nas discussões”.

Créditos: Sara Braga

A psicóloga representante do Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de Minas Gerais (Psind), Odila Braga, foi palestrante convidada, delegada e colaboradora da comissão de organização da conferência. A referência ressaltou o apoio do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG), pois “são mais de 200 municípios do estado realizando conferências, o que é muito importante na construção das Redes de Atenção Psicossocial (Raps). Em Uberaba, a Conferência foi convocada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), juntamente com a Diretoria de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, e contou com uma comissão muito comprometida, cujo resultado foi um auditório lotado e pré-conferências ricas em propostas que nos nortearão nos próximos anos” conclui.

Na parte da tarde, houve trabalho em grupos, separados por eixos temáticos da conferência, para selecionar as propostas formuladas nas três pré-conferências realizadas. Cada eixo discutiu e aprovou 6 propostas para a Conferência Estadual de Saúde e mais 3 para a Federal, sendo que as propostas de âmbito municipal serão incorporadas ao relatório final. Por último, foram escolhidos 4 delegados, 2 trabalhadores/as e 2 gestores e seus suplentes, para representarem o município na V Conferência Estadual de Saúde, nos dias 19 a 21 de junho.

Por Sara Braga