A Assessoria de Governança Regional, da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, realizou no dia 29/3 o I Encontro Microrregional de Mobilização Social, visando a interação entre os mobilizadores municipais, o alinhamento de processos de trabalho, bem como a troca de informações entre os municípios integrantes da microrregião.

O evento, que ocorreu de forma presencial durante toda a manhã, contou com a participação das referências técnicas municipais de mobilização social dos sete municípios da microrregião de saúde, alcançando 100% de adesão. Entre técnicos municipais e da GRS, o evento contou com a participação de treze pessoas, e foi conduzido pela coordenadora da Assessoria de Governança Regional (AGR) da GRS Pirapora, Lillian Morais Silva Tararam. Estiveram presentes referências técnicas do Núcleo de Epidemiologia da GRS, ministrando palestras com a temática vacinação infantil contra a covid-19 e arboviroses urbanas, com o intuito de munir os mobilizadores de informações.

Créditos: Jhenifer Dalete

A referência técnica da imunização da GRS, Keila Pedroso, falou sobre a análise e monitoramento da vacinação contra a covid-19 na microrregião de Saúde de Pirapora, apresentando as coberturas vacinais e os indicadores de avaliação do avanço da vacinação. Para Keila, “essa parceria com a equipe de mobilização dos municípios é de fundamental importância, uma vez que o público alvo da campanha precisa ser alertado para a importância da imunização contra a covid-19.”

Luciana Veloso, referência técnica das arboviroses urbanas da GRS Pirapora, levou informações aos mobilizadores presentes, apresentando conceitos relativos à mobilização social relativos às arboviroses, chamando a atenção dos mobilizadores para a importância do trabalho que realizam, bem como meios e formas de mobilizar e chamar o cidadão para fazer parte desse processo de prevenção. Por fim, foi abordado o cenário epidemiológico da microrregião.

Durante o evento os mobilizadores também participaram de uma mini oficina de fotografia, ministrada por Adriana Katia Emiliano Souza, referência técnica da AGR. Adriana ressalta que uma boa imagem se apresenta como um instrumento de aproximação e troca de impressões de mundos, além de fornecer informações, assim como um texto. Ela disse ainda que “o trabalho de produzir imagens é afirmado muito mais na relação que se estabelece com o que se quer produzir do que na fotografia propriamente dita”. Adriana disse também que “a fotografia precisa transmitir a informação de forma clara e objetiva, e depende muito da sensibilidade de quem captura a imagem, além de contar com uma boa técnica e boas ferramentas de trabalho”.

Lillian Morais reforçou que é muito importante a definição da equipe responsável pelas ações nos municípios, bem como que as atividades sejam planejadas e executadas em conjunto com outras áreas técnicas: “a intersetorialidade é fundamental para que a mobilização social seja realizada no território, para que o cidadão de fato venha a ser mobilizado e sinta-se parte deste processo”. Ainda menciona que, a partir da definição da equipe de trabalho, é possível, com propriedade, realizar o levantamento de informações a respeito dos pontos de atenção na saúde, para uma análise de onde e como a mobilização social poderá contribuir.

Mobilização Social na Microrregião

No ano de 2021 a microrregião de saúde de Pirapora realizou em média 1.452 ações de mobilização social, com diversas temáticas relacionadas à saúde.

A partir desse encontro, a Regional de Saúde espera que, por intermédio da Rede de Mobilização Social, Unidade Regional de Saúde e os Núcleos Municipais de Mobilização Social, consolidem novas parcerias, para que juntos desenvolvam ainda mais ações para toda a população.

Nos próximos meses, os municípios realizarão ações que visam o combate às doenças causadas pelo Aedes aegypti - dengue, zika e chikungunya, bem como elaboração de estratégias de mobilização para sensibilizar os pais e crianças entre 5 a 12 anos de idade acerca da importância da vacinação contra a covid-19.

Por Adriana Katia