Para demonstrar a necessidade do alinhamento da grade de referência da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião de saúde do Triângulo do Norte, e posteriormente seguir com a implantação dos leitos de transição pela Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Valora Minas, a Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia organizou na última sexta-feira (8/4) uma reunião gerencial com o prestador da alta complexidade - o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

A regulação e transporte dos pacientes na macrorregião são feitos pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, pelas concessionários das rodovias, pela Central de Regulação Estadual e pelo SAMU 192 - que abrangem vinte e seis municípios, e especificamente para o município de Uberlândia há a Central de Regulação e o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate).

Créditos: Lilian Cunha

Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de saúde de Uberlândia, ressaltou que a transferência dos pacientes para os pontos assistenciais deve obedecer os fluxos pré-estabelecidos e pactuados. “Este é apenas o primeiro momento da discussão sobre a desospitalização. Ainda vamos ter muitos encaminhamentos e desdobramentos conforme as grades de referência das especialidades”.

A Resolução SES-MG nº 7867/2021 prevê 60 leitos de transição no módulo Hospitais Plataforma pelo Valora Minas no Triângulo do Norte em seis municípios: Capinópolis (10), Coromandel (10), Monte Alegre de Minas (10), Tupaciguara (10), Nova Ponte (10) e Prata (10). O custeio mensal deste Módulo financiado pelo Governo de Minas será de aproximadamente R$ 400 mil. Os municípios assinaram o termo de adesão e estão em fase de implantação nos hospitais municipais. A região precisa se organizar para atender os pacientes transferidos dos hospitais de maior complexidade em Uberlândia, Araguari, Patrocínio, Monte Carmelo e Ituiutaba, garantir o transporte sanitário e aumentar a rotatividade dos leitos dos estabelecimentos hospitalares. “A desospitalização é apenas uma parte da Rede de Urgência e Emergência. O fluxo assistencial percorre desde a regulação do paciente para a porta de entrada referenciada, atendimento, alta hospitalar e acompanhamento pelas equipes de saúde local”, enfatizou Júlia Ione Vieira Araújo, coordenadora da Atenção à Saúde.

Valora Minas

O Valora Minas é a Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais construído com o objetivo abarcar as especificidades dos territórios e complexo hospitalar do Estado. O Valora Minas –, sob o prisma da Rede de Atenção à Saúde, possui como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira mediante a otimização da alocação de recursos nas unidades territoriais de saúde e vinculação dos repasses à resultados assistenciais e valor entregue à população.

Por Lilian Cunha