Entre os dias 28 de março e 1º de abril, a referência técnica de trabalho de campo da doença de Chagas da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, Carlos Alberto, esteve no município de Lassance realizando capacitação sobre a doença de Chagas para as referências técnicas do município. A capacitação foi dividida em dois momentos, teórico e prático. Informações teóricas foram repassadas aos presentes para subsidiar o trabalho de campo, bem como houve a pesquisa de Triatomíneo – vetor da doença de chagas - no domicílio, preenchimento de boletins, reconhecimento geográfico com croquis e técnicas de borrifação.

Técnicos da Regional e do município em trabalho de campo - Foto: Carlos Alberto

Carlos Alberto ressaltou que, na parte prática do campo, foram feitas visitas em residências e realizada pesquisa in loco, onde foi encontrado triatomíneo (barbeiro).  Após a pesquisa, realizou-se a borrifação e divulgação aos moradores sobre a importância dos cuidados em casa em relação ao acúmulo de lenha, ninhos de galinha e a importância de estar sempre atento. “Caso encontrem barbeiros em casa, eles devem ser levados ao Posto de Informação de Triatomíneo (PIT) local para recebimento de barbeiros instalados na zona urbana e rural dos municípios (postos de saúde, escolas ou casa de colaboradores) que são recolhidos periodicamente pela referência municipal para encaminhamentos posteriores”.

A referência relata que esteve no povoado João Martins, localizado no município de Lassance, juntamente com servidores do município, entre eles a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Júnia Silva, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Claudia Gontijo e a responsável pelo CAD Único, Cristiane Marcelino e participaram de uma mobilização que estava sendo realizada pela ONG Mariana Crioula, que trabalha o empoderamento de mulheres Quilombolas do estado de Minas Gerais, com temáticas voltadas para “Violência contra a Mulher”.

Na oportunidade, Carlos Alberto falou sobre a saúde e pontuou a importância do trabalho de combate ao barbeiro, destacando que como o povoado João Martins não possuía Posto de Informação de Triatomíneo, caso fossem encontrados barbeiros no domicílio, o fluxo seria procurar a localidade vizinha, o povoado Tira Barro, do município de Lassance.

Ao final, foi feita uma mesa redonda onde foi abordada a importância de realizar o trabalho de campo. “Nosso primordial objetivo é visitar as casas, ir à zona rural e realizar o trabalho com segurança, deixando os moradores satisfeitos com o serviço”. Conclui Carlos Alberto.

Memorial Carlos Chagas em Lassance

No município de Lassance, cidade em que o cientista Carlos Chagas descobriu a doença que leva o seu nome, está localizado o Memorial Carlos Chagas, espaço dedicado a contar a história da descoberta da doença e um pouco do pesquisador e de sua trajetória.

O Memorial foi criado em agosto de 2002 pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e está instalado no prédio onde funcionava o antigo laboratório do cientista.  O local ainda conta com um acervo composto de fotografias, vitrines com peças de laboratório, amostras de barbeiros de diferentes espécies e seu ciclo evolutivo, material de borrifação de inseticidas, medicamentos para tratamento da doença, entre outros.

A descoberta da Doença de Chagas se deu em 14 de abril de 1909, na paciente e moradora de Lassance Berenice Soares de Moura. O fato entrou para a história da medicina e do Brasil.

O local onde funciona o Memorial era onde o cientista realizava suas pesquisas a bordo de um vagão, localizado na linha de trem em Lassance-MG.

Por GRS Pirapora