Dados da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu revelam que até o momento 449 casos de dengue foram confirmados nos 34 municípios que fazem parte de sua área de abrangência.

A coordenação de vigilância em saúde da SRS Manhuaçu destaca que a previsão é de que haja um avanço de notificação das arboviroses em 2022 e por essa razão as equipes municipais devem intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico publicado no último dia 05 de abril, os municípios com maior incidência são: Ipanema, com 206 casos confirmados e Chalé, com 85 casos. Os dados de todos os municípios podem ser consultados no endereço eletrônico: (https://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/16661-boletim-epidemiologico-de-monitoramento-dos-casos-de-dengue-chikungunya-e-zika-05-04)

Créditos: Aílton Venâncio

Com objetivo de conter a proliferação do Aedes aegypti, a SRS intensificou a atuação nesses municípios, promovendo ciclo de capacitações e envio de equipamentos e inseticida para eliminação de mosquitos adultos em Ipanema e Chalé. Além disso, o comitê de enfrentamento às arboviroses da SRS Manhuaçu atendeu à solicitação do município de Ipanema e solicitou à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a liberação de veículo fumacê (UBV leve).

“A utilização de equipamentos de UBV (Ultra Baixo Volume) é uma medida que deve ser adotada para a eliminação do Aedes aegypti em conjunto com outras ações como controle vetorial, bloqueio de transmissão, tratamento focal, eliminação dos depósitos passíveis de remoção e mobilização social por meio de orientações e panfletagens sobre a dengue, chikungunya e zika Recentemente tivemos um extenso período de chuvas no território. Assim, é fundamental que as equipes de vigilância epidemiológica intensifiquem essas ações”, explica a referência técnica em Vigilância Ambiental da SRS Manhuaçu Evandro Carvalho Dornellas.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS, Raquel Assad, explica que os municípios receberam um apoio financeiro e foram orientados pela SRS Regional sobre a elaboração de um plano de contingência e manutenção dos comitês municipais de combate às arboviroses. “Com o aumento de casos notificados na região, o momento atual exige que os municípios coloquem as ações planejadas em prática, entre elas a mobilização da população para que, junto com as equipes de vigilância, possam evitar a proliferação do mosquito”, pontuou.

“Boa parte dos criadouros do mosquito Aedes aegypti são domiciliares, ou seja, podem ser eliminados se a população tomar os devidos cuidados. A dengue mata e a Secretaria Estadual de Saúde tem trabalhado para fortalecer as equipes municipais”, enfatizou o superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda.

Município de Ipanema

De acordo com dados da SRS, o município de Ipanema tem atendido às orientações e realizado ações de controle vetorial. Foram disponibilizados pela SRS Manhuaçu 30 litros de inseticida e mais uma bomba costal nova. Além disso, foram dadas capacitações para o uso correto da bomba costal motorizada. O município informou que foram realizadas ações de mobilização em praça pública e escolas. Na página oficial do município, também estão sendo publicadas semanalmente ações dos de combate às arboviroses e todo trabalho desenvolvidos pelos agentes de combate às endemias, tais como aplicação de inseticida com bomba e o chamamento para a colaboração da população, para que receba os agentes e facilite o trabalho, mantendo e que mantenham quintais limpos e livres de possíveis criadouros do mosquito. Proprietários de terrenos também estão sendo orientados a fazer a roçada e limpeza com periodicidade.

Município de Chalé

Para o município de Chalé foram liberadas duas bombas costais motorizadas novas e 30 litros de inseticida. A prefeitura informou que está realizando ações recomendadas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue como controle vetorial, bloqueio de transmissão, mobilização da população e eliminação dos possíveis depósitos de água. Além disso, o município adotou a estratégia de mutirão e panfletagens, alertando para os riscos das arboviroses.

Por Antonio Rodrigues