O 3º ciclo de formação de tutores municipais do Projeto Saúde em Rede foi realizado com os 31 municípios da área sob jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Ubá, entre os dias 28 de março a 1º de abril. A atividade aconteceu por meio de oficinas distintas para as duas microrregiões da Gerência: Ubá e Muriaé. Ao todo foram capacitados cerca de 70 profissionais para atuarem na otimização da qualidade do pré-natal oferecido nos seus municípios de origem, foco principal desta etapa do Projeto, que é um processo de educação permanente.

As oficinas tiveram o objetivo de aprimorar nos tutores a competência e habilidade no planejamento e organização da atenção à saúde nos tutores municipais, para que sejam repassados às suas respectivas equipes. “Aprofundamos acerca dos critérios para estratificação de riscos das gestantes e os encaminhamentos, pois cada uma deve ser analisada em suas particularidades e deve ter acesso aos serviços de saúde que necessitam, sendo orientada pelas equipes de Saúde das Unidades Básicas, seguindo a Linha de Cuidado Materno Infantil da SES-MG. Para isso, precisamos que todos os profissionais da ponta estejam alinhados, e o Saúde em Rede atende a esta necessidade”, comentou a analista regional da Atenção Ambulatorial Especializada, Marcela Azevedo Mendes Aguiar, .

Créditos: Keila Lima

Nestas oficinas do 3º ciclo do Saúde em Rede, foram abordados os temas da “Integração entre as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) no cuidado à gestante”; “Atribuições da APS na Saúde da Mulher na gestação, no parto e no puerpério”; “Atribuições do Ambulatório de Referência para o pré-natal de alto risco, referência para as Unidades da APS de todos os municípios da microrregião”; “O Território sob a perspectiva da APS e da AAE”; “Mapeamento do território”; e a “Importância do cadastramento das famílias e dos domicílios”.

As oficinas ministradas para a microrregião de Ubá e Muriaé tiveram a condução das analistas regionais da AAE Marcela Azevedo Mendes Aguiar, Paloma Inocêncio e Gianni Gori, todas servidoras da GRS Ubá. Representando o nível central da SES-MG, estiveram presentes as analistas Andreia Batista Alves Babêtto e Marianne Sardemberg Costa.
Este ciclo contou também com a visita técnica da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Gislene Aparecida Lacerda, e da apoiadora da ESP-MG, Juliana Iannotta Leroy.

Oficina do Saúde em Rede realizada para municípios da microrregião de Muriaé - Foto: Divulgação

Por Keila Lima