Nesta terça-feira, 5/4, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) repassou para os 54 municípios de sua área de atuação, mais de 218 mil doses de vacinas contra a gripe influenza, o sarampo e a covid-19.

O repasse dos imunizantes contemplou inicialmente a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, com 81.316 doses de vacinas. As entregas prosseguiram para os municípios mais distantes com repasses para as localidades situadas mais próximas a Montes Claros.

Créditos: Gil Leonardi/ Imprensa MG

A 24ª Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza e a 8ª Campanha Nacional de seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo começaram nesta segunda-feira, 4/4. Os trabalhos prosseguem até 3 de junho. O Dia “D” de mobilização nacional está marcado para 30 de abril.

Gripe

Para início da vacinação contra a gripe, contemplando trabalhadores da saúde e idosos com 60 anos ou mais de idade, a referência técnica de imunização da Superintendência Regional de Saúde, Mônica Rochido, explica que os municípios vão receber 20% do total de vacinas. Isso corresponde a 37.560 doses de imunizantes.

Nos 54 municípios da SRS, entre 4 de abril e 2 de maio, a primeira etapa da vacinação contra a gripe tem como público alvo 189. 045 profissionais da saúde e idosos.

A segunda etapa da Campanha acontecerá entre os dias 3 de maio e 3 de junho. Nesta fase os 16 grupos prioritários serão compostos por crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; indígenas; professores; pessoas que possuem comorbidades; deficientes físicos permanentes; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo percurso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; a população privada de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Sarampo

Já para a execução da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, os 54 municípios da SRS de Montes Claros vão receber 109.900 doses de vacinas tríplice viral. Serão 9. 800 doses de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para aplicação em crianças menores de um ano. Outras 100.100 doses de imunizantes produzidos pelo Instituto Serum, sediado na Índia, serão administrados em trabalhadores da saúde e em crianças com idade acima de um ano e menores de cinco anos.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes observa que crianças de seis a oito meses de idade e aquelas comprovadamente portadoras de alergia à proteína do leite de vaca não devem receber a vacina tríplice viral do Instituto Serum. Essas crianças deverão ser imunizadas com a vacina da Fiocruz.

Por outro lado, alerta o Ministério da Saúde, “alergia ao ovo, mesmo quando grave, não contraindica o uso da vacina tríplice viral. Por precaução, crianças com história de alergia grave ao ovo devem ser vacinadas em ambiente com condições adequadas de atendimento de urgência e emergência ou nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE)”.

Agna Menezes observa ainda que, “por precaução, a administração da vacina contra o sarampo deve ser adiada caso a criança apresente doenças agudas febris moderadas ou graves; após o uso de imunoglobulina, sangue e derivados à vacinação; as crianças em uso de drogas imunossupressoras, biológicos, corticosteróides; crianças em uso de quimioterapia e transplantados de medula óssea”.

Covid-19

Também na terça-feira os 54 municípios da SRS de Montes Claros recebeu 70.580 doses de vacinas contra a covid-19.São 33. 022 doses de imunizantes da Pfizer/BioNtech para aplicação em pessoas com idade acima de 12 anos; 27. 370 doses de vacinas da Pfizer e da CoronaVac para administração em crianças com idade entre 5 e 11 anos.

Outras 10. 188 doses de vacinas da Janssen e da Astrazeneca serão repassadas a 42 secretarias municipais de saúde que solicitaram os imunizantes para a continuidade da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

Por Pedro Ricardo