Na última quinta-feira, 31/03, a Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu uma reunião sobre Vigilância das Arboviroses e Febre Amarela. O objetivo foi capacitar técnicos municipais de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária à Saúde para a vigilância das infecções causadas pelos vírus da dengue, chikungunya, zika e febre Amarela, qualificando-os para o cuidado assistencial e para ações de vigilância epidemiológica e controle vetorial.

Foram abordadas questões que envolvem aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento, definições de caso, ações de prevenção e controle vetorial. “Considerando que estamos em período sazonal e que alguns municípios já registram aumento no número de notificações de casos suspeitos de arboviroses, esperamos que essa reunião técnica contribua no preparo das equipes de saúde municipais para a realização da vigilância das arboviroses, bem como na classificação e manejo adequado dos casos suspeitos, evitando-se assim evoluções desfavoráveis (casos graves e óbitos)”, destacou a referência técnica em Vigilância do Óbito, Síndromes Congênitas,Vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave e Influenza da SRS Flávia Moreira Alves Silva .

Créditos: Otávio Coutinho

O cenário epidemiológico demonstra aumento no número de casos de arboviroses no ano de 2022 em comparação ao ano de 2021, o que reforça que as equipes municipais devem se manter alertas para identificação precoce dos casos, manejo adequado dos pacientes com vista à redução de casos graves e óbitos por esses agravos.

A reunião foi organizada e conduzida pelas referências do Núcleo de Epidemiologia da SRS Pouso Alegre, Flávia Moreira Alves Silva, Giovani Adilson Grande e Jussara Maria Mendes de Vasconcelos.

Por Otávio Coutinho