A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas promoveu na última quarta-feira, dia 30 de março, por meio da Coordenação da Atenção à Saúde (CAS), a Oficina do Programa Previne Brasil. Os temas foram conduzidos pelas referências técnicas da CAS Juliana Aparecida Pacheco Moreira, referência técnica do Programa Previne Brasil Heron Ataíde Martins, referência técnica do e-SUS e Saúde Bucal Fausta Grazielle Ferreira, Referência Técnica da Saúde da Mulher e da Criança.

“As ações desenvolvidas em parceria entre os servidores da Coordenação de Atenção à Saúde, como esta Oficina, são essenciais devido à interprofissionalidade inerente e necessária à própria Atenção Primária à Saúde (APS). Um destaque desta oficina foi o público alvo, pois, além de gestores municipais de Saúde e coordenadores de Atenção Primária à Saúde, tivemos a participação dos profissionais de saúde dos municípios da área de abrangência da Regional, totalizando mais de 80 pessoas no encontro, com um feedback muito positivo. Conseguimos o nosso objetivo de fazer com que as informações cheguem aos profissionais de saúde dos estabelecimentos de saúde para que possam ficar cientes das orientações, normativas, entender os objetivos e metas, esclarecer dúvidas das ações da sua rotina laboral, e se empenharem a prestarem um melhor cuidado à população”, explicou Heron Martins.

Créditos: SRS Alfenas

A Oficina Previne Brasil teve como objetivo promover a qualificação dos gestores, coordenadores municipais e profissionais da APS a respeito do modelo de financiamento federal e suas mudanças, com foco na Capacitação Ponderada, Indicadores de Desempenho e registro das informações.

“Com a oficina, buscamos apoiar os municípios na implementação de ações que resultem na melhoria dos resultados referentes ao cadastro dos usuários da APS, bem como dos indicadores do Programa Previne Brasil. Os bons resultados com certeza terão reflexo na melhoria da assistência ofertada à população”, pontuou Juliana Moreira.

Previne Brasil

O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais. Ele leva em conta quatro componentes para realizar o repasse financeiro federal: incentivo com base em critério populacional, captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos municípios para o alcance das metas nos indicadores do Previne Brasil nesse período de pandemia, por isso ao final da reunião os municípios que tiveram um bom desempenho nos indicadores foram parabenizados, sendo oferecido um certificado de reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido pelos profissionais e gestores”, concluiu Fausta Ferreira.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi