Para encerrar o mês das mulheres a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoveu na quinta-feira 31 de março, o primeiro debate conjunto com o tema Violência Obstétrica à Luz das Evidências Científicas voltado para os profissionais e acadêmicos da área de saúde.

Videoconferência - Violência Obstétrica à Luz das Evidências Científicas - Foto: Lilian Cunha

Em 2019, Minas Gerais publicou a Lei Ordinária nº 23.243 que instituiu a Semana Estadual de Combate à Violência Obstétrica, a ser realizada anualmente de 8 a 14 de março. A referência técnica regional da Saúde da Mulher, Alline Kálita Bernardes, reforçou que os marcos legais fortalecem as discussões acerca das boas práticas na assistência, proporcionando um atendimento de qualidade e humanizado às mulheres que não envolve apenas o momento do parto, como também o pré e pós-parto. “A gestação é um dos momentos mais importantes da vida da mulher que quer ser mãe. Um momento que deve envolver alegria, felicidade e proporcionar um conforto. Infelizmente, identificamos que várias mulheres passam pelo oposto: traumas que deixam marcas para toda a vida”, disse.

A mediadora do debate, Efigênia Aparecida Maciel de Freitas, enfermeira obstétrica da UFU, destacou a busca do modelo de assistência diferenciado. “Muito se questiona sobre o termo violência obstétrica. Não é o termo, e sim levar a uma reflexão, ou seja, oferecer uma assistência digna, respeitosa e segura, livre desta terminologia”, disse Efigênia.

Participaram também das discussões os médicos obstetras Edson Borges de Souza e Ana Paula Lino, as enfermeiras obstétricas Danúbia Mariane Barbosa e Ângela Maria Machado.

Fortalecimento da rede materna e infantil

Ativismo, ouvidoria, reunião de puérperas e plano de parto são peças-chave no envolvimento materno para que a violência obstétrica não esteja presente. Construção de políticas públicas sustentáveis, formação acadêmica, aperfeiçoamento e envolvimento profissional, humanização, olhar atento e estratégias do cuidado são também pautas relevantes de discussão que fazem toda a diferença no contexto da saúde materna e infantil.

A puérpera Duaoceulha dos Reis Janacaro Moreira da Silva compartilhou a experiência sobre os seus quatro partos e frisou que cada detalhe faz a diferença entre a decepção e a gratidão. “Sejam mulheres, busquem se informar, pesquisem, confiem na ciência. A maternidade é um conjunto de fatores que envolve inclusive a amamentação. A condução de todo o processo está no expressar, saber ouvir e atentar a cada detalhe”, disse Silva.

Clique aqui e assista ao debate na íntegra

Por Lilian Cunha