A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, por meio de seus técnicos da Unidade Descentralizada em Caratinga (UDC), realizou no período de 14 a 25 de março, trabalhos de captura e seleção preliminar de Flebotomíneos no município de Imbé de Minas, importante ação dentro do Programa de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral (LV). O trabalho foi realizado seguindo a programação anual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

01-04-22-SRSCoronelFabri

De acordo com a área técnica de Leishmaniose da SRS-Coronel Fabriciano, o objetivo das investigações entomológicas é levantar as informações de caráter quantitativo e qualitativo sobre os Flebotomíneos transmissores da LV. Os flebotomíneos compõem uma subfamília de insetos da família dos Psychodidae. Esta família inclui vários gêneros de moscas hematófagas, incluindo os principais vetores de transmissão da leishmaniose, bartonelose e febre por flebótomos.

Reginaldo Salvador, técnico da UDC, explica como as atividades são realizadas. “O trabalho consiste na escolha de pontos estratégicos para a implantação da armadilha para a captura e pré-seleção do “mosquito palha” (Lutzomyia), com três coletas em dias consecutivos. Durante toda a realização das atividades da pesquisa a equipe foi acompanhada por um Agente de Combate de Endemias (ACE) do município”.

Além do trabalho realizado do Programa de Controle das Leishmanioses, outros técnicos da UDC foram convocados pela SES-MG para realizar do dia 14 a 25 de março Força Tarefa Estadual de controle das arboviroses no município de Santa Maria do Suaçuí. De acordo com relatório da Unidade, a força tarefa foi realizada no município em virtude do número excessivo de pessoas acometidas por arboviroses e número abundante de focos.

O trabalho consistiu em repassar informações para o controle do vetor e as respectivas doenças transmitidas, além de capacitar e acompanhar agentes municipais de saúde na atividade de UBV Intradomiciliar (Sistema Aero-System).

O Aero System é um sistema desenvolvido para aplicação de inseticida na formulação de líquido premido (aerossol), pronto para uso. É um sistema seguro e eficiente para o controle de vetores das principais arboviroses de importância em Saúde Pública: dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

Por Kellyeny Oliveira