A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos encerrou na sexta-feira 25 de março a capacitação de agentes de controle de endemias para identificação de larvas do mosquito Aedes aegypti. Para os discentes, o aprendizado foi importante para complementar o trabalho que eles realizam em campo e deverá trazer benefícios para a saúde pública, com maior eficácia na eliminação de focos do inseto. A capacitação foi realizada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS Passos, no município de São José da Barra, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São José da Barra.

Encerramento da Capacitação em Identificação Larvária - Foto: Ascom SRS Passos

Após uma semana de conteúdo teórico e prático, a “Capacitação para enfrentamento de arboviroses: identificação larvária” foi concluída com a entrega de certificado aos participantes do curso. Os tutores da capacitação foram Gilmar Moreira Vilela (FUNASA/Ministério da Saúde) e Luiz Fernando Freire (supervisor de endemias da SMS de São José da Barra).

Foram capacitados nove agentes de controle de endemias dos municípios de Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Jacuí, Nova Resende, Pimenta, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

Para Carlos Eduardo de Oliveira Lopes, de Fortaleza de Minas, a capacitação trouxe um conhecimento “muito proveitoso”, que será importante para reforçar as ações contra o mosquito da dengue. “Antes, a gente fazia apenas o trabalho de campo. Hoje nós vamos poder analisar o trabalho de campo dentro do laboratório, saber a realidade da cidade, entender se ela está com infestação, quais tipos de foco, quais são os recipientes que acumulam mais focos, para a gente ter um maior controle. Por exemplo: se eu tiver bastante pneu ali, com foco, eu vou atentar mais para aquele detalhe. E eu acho que, com isso, facilita o nosso trabalho e até melhora as condições de saúde no território”, disse.

De Vargem Bonita, Elvira Madalena Almeida, disse que os tutores da capacitação são “excelentes técnicos”, “têm uma didática muito boa” e que o curso “foi muito proveitoso”. “Foi maravilhoso! A gente espera uma coisa, é muito além do que a gente espera. Foi muito bom, foi muito criativa (a capacitação). Foi um aprendizado imenso, e sem falar na amizade que a gente faz com os outros municípios. Cada um tem uma realidade diferente, e o curso foi maravilhoso”, acrescentou.

A entrega dos certificados teve as presenças do vice-prefeito de de São José da Barra André Luiz Lemos da Silva, da superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, e outros profissionais de saúde de São José da Barra, além dos discentes da capacitação. Alguns pronunciamentos destacaram a importância do aprendizado e conhecimento e da colaboração entre município e Estado, por meio da SRS Passos, pela saúde pública. O vice-prefeito, representando o prefeito Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, parabenizou a todos e disponibilizou o município para novas parcerias com a SRS Passos.

Kátia Gonçalves agradeceu à Prefeitura e SMS de São José da Barra pela parceria e cessão do espaço para a realização da capacitação dos Agentes de Controle de Endemias (ACE). Agradeceu aos discentes pelo comprometimento com o saber e engajamento. “O saber, o aprender não ocupa lugar. Então ler, ouvir, escutar e aprender possibilitam construir o conhecimento crítico, reflexivo e compartilhado. Desde que tenhamos a mente aberta sempre há algo para aprender, e o saber não vai ocupar espaço ou transbordar nossa mente. O resultado do nosso trabalho depende de um aprendizado contínuo”, disse a superintendente.

Carlos Eduardo foi convidado a falar em nome dos colegas e leu um texto sobre a “Importância de compartilhar o conhecimento”. Outro ACE, José Fabiano Samúdio Júnior, de Ibiraci, que é violinista, levou seu instrumento para o evento e encantou os colegas com um pequeno concerto para violino.

A capacitação foi realizada para agentes de endemias de municípios em que havia carência de profissionais com conhecimento para identificar as larvas de vetores das arboviroses. São José da Barra é referência para os municípios da Regional de Saúde de Passos na capacitação e qualificação profissional para o enfrentamento das arboviroses.

Por Enio Modesto