O Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas iniciou, no dia 22 de março, o monitoramento dos indicadores de Vigilância Sanitária conforme previsto na Resolução SES-MG 7799 de 21 de outubro de 2021, que estabelece normas gerais do Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária (PDVISA), no âmbito do Estado de Minas Gerais. O término do monitoramento está previsto para 6 de abril de 2022.

Representantes do município de São Gonçalo do Abaeté em reunião com Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Patos de Minas - Foto: Ivany Brito

Segundo a coordenadora do NUVISA/SRS Patos de Minas, Ivany Maria Silva de Brito, o monitoramento permite maior aproximação entre Estado e municípios, bem como a identificação de suas necessidades por meio da avaliação dos 11 indicadores estabelecidos na Resolução.

O repasse do recurso financeiro já foi realizado, e é exclusivamente para o custeio das ações. O prazo para execução dos valores repassados será de 36 meses.

Dos 21 municípios a serem monitorados, 10 coordenadores da Vigilância Sanitária já passaram pela avaliação do NUVISA presencialmente na sede da SRS Patos de Minas. Os restantes estão sendo agendados para visitas nos próximos dias, conforme o calendário já pré estabelecido.

Por Nathália Vidal