A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEP), realiza monitoramento das ações referentes ao combate das arboviroses junto aos municípios de sua abrangência, tendo em vista o período sazonal e o aumento de notificações de casos de adoecimento da população.

Foram realizadas nos municípios tanto ações preventivas quanto de combate e eliminação do mosquito Aedes aegypti, além de estruturação da rede de atendimento por meio de serviços de rotina, com visitas domiciliares e Pesquisa de larvas (LIA,LIRA), assim como ações educativas voltadas para o público escolar.

Ações em combate a Arboviroses - Foto: Marcos Orestes

Em 2021, na GRS Januária, foram registrados 286 notificações de casos de dengue. O ano de 2022 já ultrapassa 119 notificações - sem registros de óbitos até o momento.

Neste contexto, o Estado de Minas Gerais, disponibilizou aos municípios por meio da resolução SES-MG 7.733/2021, incentivo financeiro para aplicação em estratégias de enfrentamento das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela), totalizando um montante de R$ 925.804,40 repassados aos municípios abrangidos pela GRS Januária.

Os municípios da Gerência Regional de Saúde de Januária contemplados com esta resolução foram: Bonito de Minas, Brasília de Minas, Campo Azul, Cônego Marinho, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Itacarambi, Januária, Japonvar, Juvenília, Lontra, Luislândia, Manga, Miravânia, Montalvânia, Patis, Pedras de Maria da Cruz, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São João das Missões, São Romão, Ubaí, Urucuia e Varzelândia.

As ações estratégicas de que trata a resolução têm por finalidade fomentar, no território municipal, a execução das ações de assistência à saúde, vigilância, prevenção e controle das arboviroses urbanas transmitidas pelo Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya e febre amarela, no âmbito do Estado de Minas Gerais, em conformidade com as diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), e nos termos do seu anexo I.

Entre as ações estratégicas existe a elaboração ou revisão do Plano Municipal de Contingência de Arboviroses (PMC) para o período 2021/2022, importante instrumento de trabalho para direcionamento das ações a serem realizadas em cada município.

Em meio às medidas e estratégias adotadas no período de 21 a 25 de março, a referência técnica de arboviroses da GRS Januária, Marcos Orestes, realizou visita a vários municípios de abrangência da GRS, realizando orientação técnica no manejo do uso do Larvicida de combate ao mosquito, assim como o registro de utilização do produto no programa SISPNCD (Sistema do Programa Nacional do Controle da Dengue), e estratégias para a realização de bloqueios para interromper a cadeia de transmissão do mosquito, tendo em vista as notificações para a doença.

Neste primeiro momento, receberam visita os municípios de Patis, Ubaí, Luislândia, Urucuia, São Francisco e Campo Azul.

Dando continuidade às ações de combate a dengue, foi realizado no dia 23 de março, pelo Município de Urucuia, palestra ministrada pelo coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Melque Luan, ao grupo da 3ª Idade, que teve como objetivo sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. E no dia 25 de março, sexta-feira, houve a intensificação dos trabalhos de bloqueios para interromper a linha de transmissão da dengue, tendo em vista o registro de muitos casos positivos para a doença na região.

O município de Campo Azul realizou, no dia 23 de março, capacitação para cadastrar novas localidades no combate às arboviroses, dentre outras ações já realizadas.

“A conscientização da população é muito importante, em especial no período de alta sazonalidade que vai de outubro até o mês de abril, quando os cuidados com os criadouros de mosquitos devem ser redobrados, fazendo a limpeza dos quintais”, afirmou Marcus Orestes.

A participação da população pode ocorrer por meio de pequenas atitudes como: tampar os tonéis e caixas-d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa, por exemplo.

Dengue

A infecção por dengue pode ocorrer de forma assintomática, leve, moderada ou grave, sendo que em determinados casos pode levar à morte. Os sintomas característicos da doença são febre alta (39° a 40°C), que normalmente é a primeira manifestação e tem início abrupto, durando de dois a sete dias geralmente, e vem acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Por Giuliana Dias