A equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora esteve no município de Pequeri nesta terça-feira, 22 de março, para discutir as ações de todos os eixos que abrangem o enfrentamento às arboviroses. Participaram do encontro o superintendente da SRS Renan de Oliveira, a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia, Cimara Souza, a referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde, Isis Nani e os técnicos da Central de Ultra Baixo Volume – UBV(Fumacê) Moacir Augusto Pereira e José Carlos Costa. Do município estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Márcia Helena Pelison, a gerente da Atenção Primária à Saúde, Verônica Bordonal, a enfermeira Ieda Ribeiro, o agente de Combate às Endemias,  Thiago Miranda, o agente Comunitário de Saúde, Paulo Gabriel e o assessor da Prefeitura Antônio Alves.

Encontro em Pequeri - Foto: SRS Juiz de Fora

Devido à identificação da alta incidência de casos de Dengue no município a equipe da SRS orientou sobre a importância da Vigilância das Arboviroses ser ainda mais necessária nesse período de dezembro a maio, típico de grande volume de chuvas aliado às altas temperaturas, que é uma condição propícia para o aumento de focos.

Vale ressaltar que as principais intervenções de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, são as ações de prevenção e promoção da saúde.

A Regional de Saúde forneceu apoio de técnicos e veículo na ação de aplicação espacial em UBV (ultra baixo volume) pesada (carro fumacê), auxílio técnico no preenchimento das fichas de notificação dos casos suspeitos e confirmados, apoio no fornecimento de insumos farmacêuticos e orientação e coletas de exames laboratoriais.

“O apoio da SRS Juiz de Fora nesse trabalho de combate a dengue foi de grande importância para ações epidemiológicas corretas e contenção da disseminação do vírus, além da sessão do carro com técnicos da Central de UBV, que tem ajudado muito a nós, que somos de município pequeno, que não dispomos de um grande número de profissionais”, agradece a secretária de Saúde Márcia Helena

Coube ao município realizar as notificações para bloqueio de transmissão e, percebendo a alta incidência de casos de dengue, solicitou a disponibilização de UBV veicular. A secretaria de saúde municipal tem feito campanhas educativas maciças nas salas de espera das unidades de saúde, carros de som e nos próximos dias realizará mutirão de limpeza.

Para a coordenadora do NUVEPI Cimara Souza, “o apoio da população é essencial para o combate ao Aedes Aegypti, uma vez que nas residências se encontram uma grande parte dos criadouros - embalagens vazias, tampas de garrafas, dentre outros. Precisamos que o poder público e a população estejam unidos na guerra contra a dengue” finaliza.

Por Adriana Mendes