A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realizou no dia 21 de março, terça-feira, de forma presencial em seu auditório, uma capacitação em Saúde do Trabalhador e contou com a participação das referências técnicas em Saúde do Trabalhador dos municípios de sua abrangência.

Treinamento Saúde do Trabalhador - Foto: GRS Januária

O evento teve como objetivo trazer informações gerais em Saúde do Trabalhador com intuito de orientar sobre como desenvolver ações nos municípios, visando a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, ou seja, diminuição das doenças que levam a morbilidade e mortalidade da população.

Como tema específico foi tratada a execução das ações que preconizam as Resoluções SES 7.730, 7.153 e 7.800, que instituíram repasses financeiros para o seu fortalecimento.

A Vigilância da Saúde do Trabalhador (VISAT) visa a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.

A Saúde do Trabalhador é o conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa a recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

De acordo com a Resolução 7.730 de 22 de setembro de 2021, a ação de VISAT, refere-se à Vigilância dos Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), ou seja, vigilância do processo, do ambiente e das condições em que o trabalho se realiza, a fim de identificar os riscos à saúde existentes, bem como propor medidas necessárias para a prevenção de doenças e agravos, e de promoção à saúde; e à investigação epidemiológica das doenças e agravos suspeitos de terem relação com o trabalho.

A Referência Técnica da GRS Januária, Flávia Magalhães, assim pontuou: “Esta capacitação é muito importante no processo de construção do conhecimento em Saúde do Trabalhador, para o reconhecimento do trabalho como um fator de promoção de saúde e também de adoecimento, para orientar e apoiar os municípios quanto a realização de ações de vigilância em Saúde do Trabalhador, fortalecendo cada vez mais a saúde do Trabalhador no Estado de MG.”

Por Giuliana Dias