Seguindo diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para combate e controle das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, também conhecidas como arboviroses, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba vem intensificando ações intersetoriais de apoio e orientação aos municípios, visando reduzir os índices de larvas do mosquito em criadouros com água parada e a consequente redução de notificações por dengue, zika e chikungunya. Desde o dia 20 de fevereiro, a macrorregião Triângulo Sul tem quatro municípios com alta/muito alta incidência de casos prováveis de dengue e 1776 notificações de casos prováveis de dengue, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Reunião do Comitê Regional de Arboviroses - SRS Uberaba - Foto: Sara Braga

De acordo com Maurício Oliveira, coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Uberaba, a SES-MG destinou R$ 1.393.506,90 para combate às arboviroses na Macrorregião Triângulo Sul, por meio da Resolução SES nº 7.733/2021. Além disso, continua Oliveira, “em dezembro de 2021, foram feitos pagamentos que estavam em atraso, relativos à Resolução SES nº 6.962/2019, no valor de quase R$ 3 milhões aos municípios de Uberaba, Araxá, Frutal, Iturama, Sacramento e Conceição das Alagoas, conforme acordo feito junto à Associação Mineira de Municípios (AMM). Os demais municípios da região devem ser contemplados com prioridade”.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, Denise Maciel, explica que desde o início da intensificação do período chuvoso, em dezembro de 2021, vêm sendo desencadeadas ações como a capacitação no Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo), usado para acompanhamento da febre amarela em primatas não humanos. Segundo ela, “cinco profissionais foram treinados para coleta e necropsia em primatas não humanos no Centro de Controle de Zoonoses de Belo Horizonte, para aprimorar a detecção precoce da febre amarela na região. Em fevereiro, houve treinamento para uso e manuseio de larvicida e inseticida adquiridos pelo Ministério da Saúde para combater a larva e o mosquito Aedes aegypti. Além disso, desde o início deste ano, tem sido realizada a aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) veicular nos municípios com alta incidência da região. Itapagipe, Pirajuba, Sacramento e Araxá já foram contemplados”.

Também estão sendo realizados trabalhos de rotina como os bloqueios de transmissão nos municípios com notificação de casos suspeitos, mutirões de limpeza e ações educativas em escolas, mídias locais e empresas, a fim de melhor engajar a população no combate ao mosquito. Divulgações constantes de orientações pertinentes e materiais complementares também são realizadas através do Comitê Regional de Arboviroses da SRS Uberaba.

Por Sara Braga