A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), promoveu um alinhamento de ações para utilização dos sistemas de notificação compulsória de agravos (SIVEP  e SINAN) com técnicos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NUVEH) da Santa Casa de Misericórdia de Passos (SCMP) e Secretaria Municipal de Saúde de Passos (SMS Passos). O alinhamento foi necessário para o treinamento da equipe do NUVEH e descentralização dos sistemas, possibilitando à Santa Casa realizar a inserção das notificações dos agravos dos pacientes hospitalizados na instituição.

Reunião do NUVEPI com coordenadoras - Foto: Ascom SRS Passos

De acordo com a coordenadora do NUVEPI da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, a operacionalização do SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação – e SIVEP-Gripe – Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe – era feita pelos próprios municípios, quando os pacientes recebiam alta hospitalar. No entanto, a partir da instituição da Rede Estadual de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (REVEH/MG) no ano passado, e com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, é facultado aos hospitais da rede a fazerem os registros nos dois sistemas. “Isso é importante porque o hospital tem todas as informações do paciente, podendo, portanto, registrar oportunamente e com riqueza de detalhes, toda a evolução do paciente durante a hospitalização”, avalia a coordenadora.

Por se tratar de uma descentralização de funções, a SRS monitorou o desenvolvimento das notificações pelo NUVEH da Santa Casa e promoveu uma reunião com todos os técnicos envolvidos no processo para uma avaliação. Márcia Viana explica que “a atuação do NUVEH está em conformidade com as normativas, e o alinhamento realizado redundou na elaboração de um fluxograma que sistematizará todo o processo de notificação dos agravos de notificação compulsória no SIVEP e SINAN, proporcionando celeridade e qualidade nas informações”.

O processo de alinhamento começou em fevereiro com uma reunião preparatória do NUVEPI da SRS Passos com as coordenadoras médica Priscila Freitas das Neves Gonçalves (NUVEH/Santa Casa de Passos), enfermeira Vanildes de Fátima Fernandes (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH/Santa Casa de Passos), Paula Fabiana Tavares Freitas Santos (Epidemiologia/SMS Passos) e o técnico do NUVEPI Moisés Ferreira de Paula.

A REVEH foi instituída pela SES-MG em 21 de julho de 2021, por meio da Resolução 7.608. As santas casas de Passos e São Sebastião do Paraíso passaram a integrar a REVEH/MG  em 21 de outubro de 2021, quando foi publicada a Resolução 7.796, que estabeleceu a ampliação da rede. A equipe de São Sebastião do Paraíso também irá passar pelo processo de capacitação.

Por Enio Modesto