Na microrregião de saúde de Pirapora, segundo análises epidemiológicas, o número de casos notificados de dengue, zika e chikungunya para o ano de 2022 vem sendo abaixo do esperado, embora esteja no período de sazonalidade.

No ano de 2021, a letalidade da dengue na microrregião de saúde de Pirapora aumentou significativamente devido a ocorrência de dois óbitos confirmados pela doença, e pelo baixo número de casos notificados no período. Considerando o óbito como um evento sentinela marcador da qualidade da assistência onde ocorreu, houve a necessidade de iniciar o ano de 2022 com uma série de capacitações e atualizações acerca da dengue e de outras arboviroses – chikungunya, zika e febre amarela.

Equipe prepara equipamentos para aplicação de aero system - Foto: Janice Souza

A referência técnica em arboviroses urbanas, Luciana Veloso, informa que para iniciar o ciclo de capacitações, o núcleo de vigilância epidemiológica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora realizou em fevereiro deste ano, o I Seminário Microrregional de Arboviroses e Leptospirose, em que foi abordado o manejo clínico, a vigilância epidemiológica e laboratorial, e o controle vetorial das doenças. “O seminário foi encerrado com uma oficina onde representantes municipais dos quatro eixos que compõem o programa de vigilância e controle da dengue (vigilância, assistência, controle vetorial e mobilização social), puderam discutir acerca dos trabalhos realizados nos territórios”, disse Luciana.

Ainda, Luciana pontua que “a fim de consolidar as discussões pautadas na oficina de encerramento do seminário, as principais fraquezas e possíveis soluções para melhoria dos processos de trabalho, nos quatro eixos, foram apresentadas aos secretários municipais da microrregião na reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartirte (CIB) da microrregião”, falou a referência.

Simultaneamente, ações de controle vetorial vêm sendo realizadas em parceria com a força estadual naqueles municípios cujo resultado do levantamento rápido de índice – LIRAa - representou alto risco para epidemias de arboviroses urbanas. O LIRAa é um método que permite identificar as áreas da cidade com maior proporção ou ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes.

Investimento Financeiro do Estado na microrregião

Visando o fomento de ações, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou aos municípios da microrregião recursos financeiros no montante de R$ 307.851,70, visando evitar a proliferação do mosquito e qualificar as redes de atendimento.

A coordenadora da Vigilância em Saúde da Regional, Diane Menezes, explica que esse incentivo poderá ser aplicado em despesas com pessoal como contratação de agentes de controle de endemias, bem como outros profissionais relacionados às ações de vigilância e controle; organização das ações de capacitação dos profissionais de saúde e diárias para deslocamento.

Também poderá ser usado para custeio e manutenção de atividades como a confecção e reprodução de material gráfico informativo; aquisição de material de apoio para ações de mobilização; aquisição de exames para apoio e diagnóstico das doenças de interesse epidemiológico; coleta de material biológico para apoio ao diagnóstico; entre outras ações.

Diane ainda menciona que os municípios também poderão utilizar o recurso como despesa de capital para aquisição de material permanente como veículos, motocicletas, bicicleta para ações de controle vetorial do agente de combate às endemias; microcomputador completo, impressora, tenda, projetor de multimídia e móveis para sala de serviço da equipe de controle vetorial.

Para a Coordenadora, “os recursos financeiros repassados do Fundo Estadual para o Fundo Municipal de Saúde servirão para fortalecer as ações de combate e de vigilância ao vetor no território, bem como facilitar a execução das ações de assistência à saúde de interesse epidemiológico. Cada município elaborou o seu plano de ação, que prevê a forma como investirá o recurso recebido”.

Programa Ciência em Movimento

Entre os dias quatro e oito de abril o município de Pirapora receberá a equipe do Programa Ciência em Movimento, realizado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), que leva aos municípios conhecimentos científicos e tecnológicos, por meio de linguagem lúdica e popular, e abordará a temática das arboviroses, sobretudo no que tange ao controle de vetores, além de outras zoonoses de importância para a saúde pública e para a microrregião de saúde Pirapora. As ações desse programa têm caráter mobilizador e educador para profissionais de saúde, estudantes e população em geral.

Por GRS Pirapora