A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Primária à Saúde da Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS), promoveu nesta quinta-feira, 17/3, uma reunião com representantes de área de 26 das 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) do estado. O encontro faz parte de uma série de atividades realizadas juntos às Regionais durante a semana, como o Planejamento 2022 e o Primeiro Encontro com Lideranças Regionais de Saúde.

A reunião gerencial foi realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, com a finalidade de aproximar a gestão central da Atenção Primária da SAPS das referências técnicas da área das URS, permitindo a análise de novas ações e a interação entre os técnicos. Os encontros presenciais não ocorriam desde o início da pandemia de covid-19 e foram importantes para o debate de novos parâmetros de financiamento de ações de saúde, segundo a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Camila Helen. “Houve uma mudança importante em 2021, com a atualização da Política Estadual de Atenção Primária à Saúde e a da Política de Financiamento da Atenção Primária à Saúde, que só pudemos alinhar por reuniões on-line anteriormente”.

Durante a manhã, também foi discutida a atualização de valores repassados para a retomada de obras de Unidades Básicas de Saúde (UBS), interrompidas há quase dez anos. “Muitas estruturas estão em deterioração com a paralisação das obras, sofreram com vandalismo e depredação, então é preciso fazer todo um retrabalho, além da necessidade de reposição inflacionária”, complementa Camila Helen.

Para a coordenadora de Estrutura Física da Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Larissa Fernandes, o diálogo com as regionais é essencial para aprimorar a cooperação com os municípios. “O cenário das UBS tem sido muito negativo há muito tempo, então essa oportunidade de comunicar um panorama positivo é importante. Não só para que vejam que estamos fazendo todo esforço possível quanto para solicitar o apoio das regionais junto aos gestores municipais e ao corpo técnico, para trabalharmos em conjunto e assim qualificar e ampliar o acesso à APS”, afirma Larissa.

À tarde, o encontro foi pautado pela discussão do panorama das arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e da cobertura vacinal, dentro do Calendário Nacional de Imunizações, no estado. “A partir da qualificação que ocorreu no encontro, as referências técnicas de atenção primária à saúde das Superintendências/Gerências regionais podem se visualizar nos processos de organização das equipes de APS e atuar no apoio direto aos municípios no combate tanto das arboviroses quanto nas ações de imunização", analisa Bárbara Kelly Leão, diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde.

A coordenadora Estadual de Atenção Primária à Saúde, Juliana Prosdocimi, destaca o papel da área no enfrentamento às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. “Fica evidente a importância da integração da Atenção Primária à Saúde com a Vigilância em Saúde, tendo em vista que a vigilância possui os dados, mas quem executa a ação no território é a atenção primária, com as equipes, lá na ponta”.

Por Jornalismo SES-MG