A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí realizou oficina no município de Natalândia com a presença do prefeito municipal, secretária de Saúde, secretário de Obras, coordenador de Endemias, coordenadora de Vigilância em Saúde, coordenação de Atenção Primária, médico da Estratégia Saúde da Família, agentes de Endemias e agentes de Saúde para discussão da situação epidemiológica da Dengue. Foi utilizada a matriz show para identificação dos pontos positivos, negativos, oportunidades e ameaças, e posteriormente foram elaboradas as ações de enfrentamento da dengue. Para o médico Dr. Douglas a metodologia utilizada na oficina foi positiva por possibilitar um processo reflexivo junto a equipe sobre a importância do trabalho em grupo.

Participantes da oficina sobre situação epidemiológica da dengue no município de Natalândia-MG - Foto: GRS Unaí

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da GRS Unaí, Ana Paula Cabral, “a dengue é uma doença grave e que causa vários impactos na saúde pública. Por não existir um tratamento específico, é fundamental que a doença seja prevenida e essa prevenção pode ser feita por cada um de nós. Eliminar os locais onde o mosquito se desenvolve é uma missão simples e eficaz, porém é necessário que cada pessoa assuma essa responsabilidade”, avalia.

O objetivo da oficina foi fomentar junto a equipe o desenvolvimento de várias ações e atividades para o combate da dengue, além de buscar parcerias e também sensibilizar os moradores sobre a função de cada um neste combate.

Por GRS Unai