Durante a última semana, de 7 a 11 de março, técnicos do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI), da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, estiveram no município do Serro para realizar oficinas dos sistemas de informação das endemias e Arboviroses, destinadas à coordenadores de vigilância epidemiológica, digitadores e técnicos de campo dos municípios que compõem a microrregião do Serro.

Oficina - capacitação teórica - Foto: Divulgação SRS Diamantina

Os participantes foram orientados sobre a importância dos sistemas de informação para a saúde pública e do uso adequado das ferramentas. “Durante a semana pudemos aprofundar em questões técnicas e práticas que envolveram a correta instalação dos sistemas, a importância do preenchimento completo dos formulários, alertamos sobre a qualidade das informações inseridas nos sistemas e o envio adequado dos dados para a regional. Foram cinco dias muito importantes e proveitosos para o bom desempenho do trabalho nos municípios”, destacou Valdemar de Souza, supervisor de campo da SRS Diamantina.

O coordenador do NUVEPI, José Vicente Honorato explicou que devido à grande rotatividade de servidores nos municípios - especialmente após troca de gestão municipal - capacitações frequentes são necessárias para garantir a manutenção do fluxo e a boa qualidade das informações lançadas nos sistemas. “Devido às restrições impostas pela pandemia, tivemos que suspender as capacitações presenciais por quase 2 anos. Com isso, começamos a detectar inconsistências nos dados lançados nos sistemas de informação, o que veio demonstrar a grande necessidade de retomarmos as oficinas, que foram planejadas para a atualização dos profissionais mais experientes, bem como a capacitação dos profissionais recém-chegados ao setor. Agradecemos pela participação e o interesse de todos, em especial a acolhida do município de Serro, que nos disponibilizou o local, com destaque para as servidoras Cassiana e Lena, pelo apoio e atenção. Muito obrigado”, salientou Vicente

“Agradeço a Deus por nos agraciar com o privilégio de poder contar com a assistência desses dois mestres, Valdemar e Vicente. Obrigada por serem benevolentes e nos passarem um pouco do conhecimento contido na vasta bagagem de saber que conquistaram ao longo do tempo”, ressaltou Lucinária Rodrigues de Jesus, agente de combate a endemias do município de Santo Antônio do Itambé.

Além da microrregião do Serro, as oficinas serão realizadas, nas próximas semanas, junto aos municípios das microrregiões de Araçuaí, Diamantina e Capelinha/Minas Novas/Turmalina. Os encontros vão abordar os seguintes sistemas: Programa do Controle de Doença de Chagas (PCDCH), Programa de Controle de Esquistossomose (PCE), Sistema do Programa Nacional de Controle de Dengue (SISPNCD) Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-GEO) e Sistemas de Localidades (SISLOC).

Por Ricardo Maciel