Para fomentar estratégias que visam combater as Arboviroses (Dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela) na região a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já liberou R$ 1,2 milhão aos 34 municípios que estão sob abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, via Fundo Municipal de Saúde. No total, foram repassados R$40,4 milhões aos 853 municípios mineiros.

Foto: Prefeitura de Jenipapo de Minas

A liberação dos recursos, estabelecida pela Resolução 7.733, de 22 de setembro de 2021, tem como objetivo intensificar as medidas de prevenção, monitoramento, controle e resposta durante o período sazonal das Arboviroses, com maior incidência de janeiro a junho. “O cálculo do valor do incentivo financeiro foi realizado considerando o repasse mínimo fixo de R$ 25 mil, mais R$ 0,90 per capita, de acordo com a população de cada município, que foi estimada com base no IBGE/TCU 2020”, explicou Kesley Duarte de Jesus, referência técnica regional das Arboviroses.

Nesse contexto, os recursos financeiros de que trata a resolução podem ser utilizados com despesas de pessoal, entre elas contratação de agentes de controle de endemias, custeio e manutenção de atividades (reprodução de materiais gráficos e de mobilização social, entre outras), bem como na compra de materiais permanentes, entre eles veículos como motocicletas e bicicletas, para uso em ações de controle vetorial por parte dos agentes de controle de endemias.

Jenipapo de Minas, que possui uma população de aproximadamente 7 mil habitantes, recebeu o montante de R$31.964,20 e, de acordo com Coordenador da Atenção Primária à Saúde do município, Weslley Viana Silva, esse auxílio do estado é fundamental para a manutenção das ações ao longo do ano. “Com esse recurso conseguimos manter as nossas campanhas ativas na rádio, a divulgação em propaganda volante, produção de cartazes entre outras ações que envolvem a comunicação e mobilização social. Além disso, no período sazonal, também investimos o recurso na contratação temporária de agentes de endemias, bem como na aquisição de EPIs para o trabalho de campo. Portanto, para municípios pequenos, como é nosso caso, esse recurso é fundamental e reforça muito as nossas ações de combate às Arboviroses”, destacou Weslley.

Clique aqui para ter acesso aos valores destinados a cada município.

Por Ricardo Maciel