O dia 08 de Março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1975, como Dia Internacional da Mulher. Para estimular as servidoras a repensarem seus hábitos de autocuidado, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas desenvolveu ações de conscientização.

“A data nos faz lembrar e valorizar as lutas e conquistas das mulheres nos âmbitos social, político e pessoal. A mulher conquistou espaços e, atualmente, com rotinas às vezes sobrecarregadas, as mulheres muitas vezes criaram novos hábitos, como uso de alimentos industrializados, sedentarismo, aumento de ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e estresse. Então hoje continua sendo um dia de comemoração pelas conquistas e de luta por melhorias, mas precisamos também refletirmos sobre como estão nossos hábitos e nossos cuidados com a saúde”. Explica Fausta Graziele Ferreira, referência técnica de saúde da mulher, da criança e adolescente da SRS Alfenas.

Servidoras da SRS Alfenas neste 08 de março de 2022

Foi elaborado um questionário, respondido pelas mulheres que trabalham na unidade, com perguntas sobre o cuidado com a saúde. O painel de entrada da regional foi decorado com informações sobre sintomas, causas, tratamentos e prevenções das principais doenças cardiovasculares, apontadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia como as principais causas de morte no Brasil.

Painel com dicas de prevenção às doenças cardíacas

“Pelas respostas nós ficamos felizes em ver que 92% das mulheres que trabalham na Regional de Alfenas realizaram o exame preventivo para câncer de colo de útero há menos de 3 anos. Isso é muito bom, pois é recomendado que as mulheres entre 25 e 64 anos de idade, que iniciaram atividade sexual, realizem a coleta para exame citopatológico do colo de útero a cada três anos, caso já tenham realizado dois exames anuais com resultados normais anteriormente. 68% das mulheres consultaram um dentista há menos de 1 ano, sabemos que uma boa saúde bucal interfere na saúde geral do nosso corpo.56% das mulheres consomem frutas, legumes e verduras diariamente. Chamou a atenção também o fato de que 44% das mulheres responderam que não realizam atividade física.A atividade física é primordial para a saúde, ela ajuda a manter o peso corporal, previne doenças, reduz o estresse e promove a sensação de bem-estar. A pesquisa também mostrou índices positivos de satisfação com a vida pessoal e profissional, além de registro baixo de fumantes e consumo moderado de álcool”. Destacou Fausta.

A superintendente da Regional de Saúde de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo, agradeceu a dedicação dos servidores na busca da conscientização e melhoria da qualidade de vida. “Quero agradecer a todos que se empenharam para que esse dia fosse lembrado de uma forma especial, tanto no cuidado com a saúde, quanto no resgate das memórias, das lutas das mulheres. Especialmente às servidoras Adriana e Marlene que capricharam, com tanto carinho, nas decorações e criatividade para chamar a atenção de todas para temas tão importantes. Que tenhamos sempre muita força e fé para conseguirmos conciliar nossas atividades e fazermos sempre o nosso melhor”. Declarou.

A regional de Alfenas promove frequentemente capacitações e orientações aos municípios da sua área de abrangência nos cuidados da saúde da mulher.

Por Thayane Viana