Com o propósito de reduzir a fila existente e diminuir o tempo de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam por procedimentos cirúrgicos foi realizada uma oficina do módulo da Política de Atenção Hospitalar - Valora Minas pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, na última quarta-feira (23). Reunindo técnicos da unidade, gestores municipais e prestadores de serviços hospitalares por meio de videoconferência, foram apresentadas as planilhas de capacidade operacional para a realização de cirurgias eletivas com intuito de reduzir os déficits existentes nas microrregiões de Ubá e Muriaé e otimizar o acesso do cidadão ao serviço de saúde.

03-03-22-GRSUbaValora

O módulo elucidou as normas do Valora Minas para que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) possa dimensionar a capacidade de atendimento pelo SUS, formando a previsão orçamentária, a compatibilização de demanda e oferta e, de modo complementar, se necessário, o credenciamento de prestadores privados com fins lucrativos.

O Valora Minas qualifica o financiamento uma vez que une recursos federais e estaduais, visando uma ampliação da oferta dos serviços. “Foi salientado que contamos com novos mecanismos financeiros que permitem o pagamento de incentivo estadual para aumentar a oferta de procedimentos pelo SUS. Com isso, objetiva-se reduzir a demanda reprimida de cirurgias eletivas no território”, contou Ana Cristina Dias Custódio, referência técnica da GRS Ubá em Atenção Hospitalar.

Durante a reunião, as referências técnicas do Valora Minas da GRS Ubá Elis Regina de Oliveira Mattos e também Ana Cristina, juntamente com a referência de Regulação Fabiana Érica de Souza, reforçaram os objetivos do Estado para o módulo Eletivas – Opera Mais.

A possibilidade de ampliar as categorias de serviços cirúrgicos ofertados no território foi demonstrada e incentivada. “Nossas duas microrregiões, Ubá e Muriaé, têm um potencial de expansão em cirurgias de média e alta complexidade. Durante a oficina, alguns prestadores hospitalares sinalizaram a possibilidade de ampliar sua capacidade operacional em consonância com as necessidades dos municípios, inclusive podendo absorver alguns déficits da macrorregião Sudeste em cirurgia geral”, disse Elis Regina.

O programa

O módulo cirurgias eletivas do Valora Minas está inserido no programa “Opera mais, Minas Gerais”, com as normas gerais e a sistemática de monitoramento estabelecidas pela Resolução SES-MG nº 7.830, de 5 de novembro de 2021. De acordo com esse documento, o Valora Minas tem o objetivo de “qualificar o financiamento, ampliar o acesso e aumentar a produção de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares”. Foram destinados, inicialmente, R$ 206,4 milhões a 261 municípios que possuem hospitais aptos a realizarem as cirurgias eletivas, paralisadas em decorrência da pandemia, quando as instituições de saúde destinaram grande parte de suas estruturas para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Franklin Leandro Neto, Gerente da Regional de Ubá, ressaltou “a importante participação dos prestadores hospitalares das microrregiões de Ubá e Muriaé que aderiram ao módulo Eletivas e, também, a parceria de sempre dos gestores municipais, presidente e apoiador do COSEMS, todos muito parceiros visando a melhoria da qualidade e assistência hospitalar aos usuários do SUS”.

Por Keila lima