Na última terça-feira (22), foi realizado o treinamento do primeiro município pertencente à área da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, totalmente apto a executar a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF). A capacitação ocorreu na sede da Coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF), habilitando os profissionais da Farmácia Municipal de Presidente Bernardes a oferecerem os medicamentos fornecidos pelo Estado de Minas Gerais diretamente para seus cidadãos.

Visita técnica à unidade da Farmácia Municipal de Presidente Bernardes

Aderir a PDCEAF traz melhoria ao acesso do usuário. No fluxo anterior, os pacientes das 31 cidades sob jurisdição da GRS Ubá tinham acesso ao Componente Especializado, mas com uma dependência muito grande da CAF/Ubá. “Com a habilitação de Presidente Bernardes, conquistamos um marco muito relevante para nossa região, visto ser o início de uma política que vai aproximar os medicamentos da população, de uma maneira muito mais fácil de requerer e muito mais perto de casa. Tanto a gestão municipal quanto a farmacêutica do município acertaram na decisão de aderir e se empenharam para a concretização dessa inovação”, disse Patrícia Meichilb, coordenadora da CAF.

Treinamento de profissionais da Farmácia Municipal de Presidente Bernardes - sede da Coordenação da Assistência Farmacêutica - GRS Ubá

Fizeram o treinamento a farmacêutica Christina Carneiro e a atendente Dalvaniele Peixoto Jacinto, ambas servidoras da Farmácia Municipal de Presidente Bernardes. Elas receberam instruções sobre a utilização dos sistemas de informação (SEI e SIGAF) para peticionamento de processo, programação, acompanhamento das solicitações e dispensações de medicamentos. “Assumir a dispensação do CEAF trará mais autonomia para nosso trabalho, oferecendo em nossa unidade um serviço que era distante e, por muitas razões, demorado e difícil para o usuário. Estamos muito felizes por sermos os pioneiros em nossa região”, destacou Christina.

Nesse primeiro ciclo de habilitação, os municípios que se apresentaram para a melhoria foram Tabuleiro, Visconde do Rio Branco, Miradouro, Presidente Bernardes e Guarani; sendo que todos já receberam a verificação realizada pelas coordenações de Assistência Farmacêutica e da Vigilância Sanitária da GRS Ubá. “Algumas alterações em estrutura e processos de trabalho foram apontadas pela nossa equipe e estamos aguardando a efetivação para que a política de descentralização se expanda em nossos territórios. A realidade da CAF em relação a sua equipe reduzida, as distâncias entre municípios e sobretudo a garantia da proximidade do  acesso rápido e direto dos usuários a seus tratamentos prioriza essa descentralização”, ressaltou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá.

Por Keila lima