Na última quinta e sexta-feira, 17 e 18 de fevereiro, técnicos do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina se reuniram, por videoconferência, com secretários municipais de saúde e representantes de hospitais que integram a Rede SUS, da macrorregião Jequitinhonha, que é composta por 31 municípios e conta com uma população de aproximadamente 380 mil habitantes.

21-02-22-tela

O propósito do encontro foi a realização da Oficina do módulo de cirurgias eletivas do Programa Valora Minas – Opera Mais, Minas Gerais, que tem como objetivo reduzir a fila existente e diminuir o tempo de espera dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam pelos procedimentos cirúrgicos, melhorando o acesso, qualificando o financiamento e aumentando a produção de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade.

Após a apresentação geral do programa, suas diretrizes, objetivos e metas, gestores de saúde e representantes dos hospitais foram divididos por microrregião de saúde para avaliarem, juntos, a capacidade operacional para atender a demanda de cirurgias eletivas na macrorregião Jequitinhonha, que é composta pelas microrregiões de Araçuaí, Diamantina, Serro e a tripolar de Minas Novas/Turmalina/Capelinha.

De acordo com a superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, “a nova política de atenção hospitalar vem para resolver o problema do represamento de cirurgias eletivas, principalmente, no período da pandemia. Serão realizadas duas etapas distintas e complementares e a primeira etapa corresponde às oficinas macrorregionais, que visam apontar a capacidade operacional ofertada pela Rede SUS em cada macrorregião de saúde do estado”.

“As oficinas são essenciais para que o Nível Central da SES-MG conheça o que a nossa rede hospitalar poderá absorver em relação às cirurgias eletivas e quais os procedimentos que não serão ofertados. A partir de então, serão dados os encaminhamentos necessários para execução da segunda etapa da política, conforme Resolução SES/MG 7.830, de 5 de novembro de 2021 ”, acrescentou Cleya.

“Sabemos do grande impacto da pandemia na realização de cirurgias eletivas no Estado de Minas Gerais. Por isso, a importância desse momento de discussão com os gestores de saúde da região e com os representantes dos hospitais para podermos viabilizar esse acesso nos territórios. Gostaria de agradecer a superintendente Cleya e todos da sua equipe por topar ser a primeira macrorregião do estado a realizar a oficina”, salientou Amanda Guias Santos Silva, superintendente de Redes de Atenção à Saúde.

O programa

O programa Opera Mais, Minas Gerais foi lançado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e destinou, inicialmente, R$ 206,4 milhões a 261 municípios que possuem hospitais aptos a realizarem as cirurgias eletivas, paralisadas em decorrência da pandemia, quando as instituições de saúde destinaram grande parte de suas estruturas para tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Por Ricardo Maciel