Devido ao temporal que atingiu a cidade de Miraí, na zona da mata, no último domingo dia 13 de fevereiro, o Rio Fubá transbordou da calha e inundou ruas e casas. Segundo a Defesa Civil Municipal, o nível do rio chegou a 3,60 metros de altura. Para prestar apoio e implementar ações de prevenção em saúde, uma equipe da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá esteve na cidade no dia 17, orientando os profissionais da Prefeitura quanto às respostas necessárias às situações de riscos, bem como entregando insumos para atendimento da população afetada.

21-02-22-imagem1

Em decorrência do alagamento, os serviços da Policlínica ficaram desestruturados momentaneamente, transferindo suas atividades para a Secretaria Municipal de Saúde de Miraí, que criou postos de vacinação volantes no município para atender as demandas de imunização. A equipe da GRS Ubá fez o abastecimento com novas doses de Hepatite A e Dupla Adulto, para garantir a proteção de doenças transmitidas por veiculação hídrica, além da entrega de hipoclorito para distribuição para tratamento de água para consumo humano.

21-02-22-imagem3

A relação de materiais danificados, perdas de aparelhagens dos serviços de rotina e medicamentos descartados por contaminação será encaminhada ao Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas gerais (SES-MG). “Estamos aguardando o levantamento final do prejuízo causado para que possamos solicitar o auxílio para Miraí. Reforçamos a necessidade de continuarem a campanha de vacinação contra covid-19, e inclusive entregamos mais testes para que possam aplicar nas pessoas sintomáticas. Infelizmente, essa é a segunda vez neste começo de ano que Miraí sofre com transbordamento do rio, e estamos empenhados para que não estejam desamparados diante de tantas dificuldades”, relatou Franklin Leandro Neto, diretor da GRS Ubá.

A qualquer sinal de perigo, o telefone da Defesa Civil é o 199.

Por Keila lima