Os 39 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais, vacinaram mais de 134.984 mil crianças com a primeira dose, segundo dados do vacinômetro (coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

 A superintendente da SRS Belo Horizonte, Débora Tavares, ressalta a importância da vacinação de crianças. “Trabalhamos para vacinar o máximo de crianças possível. Essa ação é importante para controlar a pandemia. Contamos com a parceria de pais, mães e responsáveis”.

Para a bióloga, professora universitária e mãe de 3 filhos, Thaís Maya Aguilar, a notícia da vacinação de crianças é excelente. “O avanço da vacinação diminui o número de casos, principalmente os casos graves. Os casos graves estão entre as pessoas não vacinadas. Com a vacinação das crianças, diminui o risco. Meus três filhos estão vacinados”. Para Aguilar, com a vacinação ampla é possível diminuir a preocupação de novas variantes. “O foco passa a ser a população que não se vacinou ou que se recusa a vacinar”.

Foto: Thaís Aguilar

 

Dúvidas frequentes

A SES-MG esclareceu dúvidas frequentes sobre a vacinação infantil no Blog da Saúde (http://blog.saude.mg.gov.br).

Por que vacinar crianças, já que elas não agravam para covid-19?

Ainda que haja uma proporção de agravamento e óbito inferior a de adultos, crianças também adoecem por covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem evoluir para formas graves e até óbito. Em Minas Gerais, até o dia 1º de fevereiro*, foram notificados 152 óbitos de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos em decorrência da covid-19; mais da metade dessas, 83, com menos de 9 anos.

* Informe Epidemiológico Coronavírus SES-MG 01/02/2022. Clique aqui e confira os dados mais atualizados.

Qual a vacina mais recomendada, Pfizer ou Coronavac?

A vacina Pfizer Pediátrica está recomendada para crianças de 5 a 11 anos de idade. Já a Coronavac, para crianças de 6 a 11 anos de idade, exceto aquelas imunocomprometidas. Vale destacar que todas as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante sua segurança.

Quais as garantias de que a vacina é segura para crianças?

Todas as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que garante a sua segurança. Além do Brasil, pesquisadores de todo o mundo, agências reguladoras de diversos países, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) atestam a segurança e eficiência das vacinas contra a covid-19 na redução de casos graves e óbitos por covid-19.

 

Mais informações em http://blog.saude.mg.gov.br/2022/02/02/ses-mg-esclarece-vacinacao-infantil/

Por Leandro Heringer