Os 39 municípios da área de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) aplicaram 10.360.175 doses de vacinas de covid-19 na população com 5 anos ou mais. Desse quantitativo 4.498.327 habitantes tomaram a primeira dose, 4.132.113 a segunda dose, 145.522 dose única e 1.604.368 receberam dose de reforço, segundo dados do vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponíveis em https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro em 15 de fevereiro de 2022.

15-02-22-DoseReforco

Segundo a tabela abaixo, que mostra os números absolutos e percentuais, o número de pessoas que tomaram a segunda dose ou dose única e a primeira dose apresenta déficit de 220.692 habitantes. Em termos ilustrativos, essa quantidade de pessoas equivalem a 3,6 vezes o maior público do novo Mineirão (61.146) e superior à população de 34 dos 39 municípios da URS-BH.

 

Primeira dose

Segunda dose + dose única

Dose de reforço

Número de Doses

4.498.327

4.277.635

 

1.604.368

Porcentagem da população da campanha

86.96%

82,6%

37,75%

Fonte: www.vacinaminas.mg.gov.br

Nesse contexto, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS-Belo Horizonte, Talita Chamone, reforça a importância de a população completar as doses da cobertura vacinal. “É primordial que a população realize o esquema completo de vacinação com a segunda e terceira doses.”

Marciane Rodrigues Silva, moradora do bairro Três Corações em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, teve covid-19 e ressalta a improtância da vacinação. “Perdemos pessoas queridas que não tiveram a chance de vacinar. Embora tenha tido covid-19, fiquei assintomática. Teve uma diferença imensa em relação a quem não vacinou. Aconselho todo mundo a tomar a vacina”. Sobre a vacinação de crianças e adolescentes, Marciane é clara. “Meus filhos vacinaram da primeria e segunda dose e não pegaram a doença. Não deixe de tomar a vacina. Protege a todo mundo”. Affonso Henrique Rocha Barcelos trabalha na região da Pampulha em Belo Horizonte e tomou a dose de reforço no posto instalado na Universidade Federal de Minas Gerais. Para ele, a vacinação é fundamental para vencer a pandemia. “É de vital importância tomar a vacina , só assim , venceremos essa pandemia . Vacina salva vidas”.

Eventos e doação de sangue

Para além da situação de saúde, diversos municípios, como a capital mineira, exigem o ciclo completo de imunização para eventos ou o exame negativo como forma de proteção à população.

Após cada dose da vacina, é possível realizar doação de sangue. Segundo a Fundação Hemominas, com relação à vacinação é necessário observar os prazos para cada imunizante, de acordo com a tabela a seguir.

Imunizante

Tempo para doação de sangue

Coronovac/Sinovac

48 horas

AstraZeneca/Fiocruz

7 dias

Pfizer/BioNTech

7 dias

Janssen-Cilag

7 dias

No caso de ter sido imunizado em outros países, o prazo para doação de sangue é de 7 dias para Sputnik V e Moderna e de 48 horas para Covaxin/Bharat Biotech. Para evitar aglomerações e manter o atendimento seguro, a doação de sangue deve ser agendada no site www.hemominas.mg.gov.br  ou através do aplicativo MGapp Cidadão.

“É muito importante que as pessoas que estão em boas condições de saúde, compareçam à unidade da Hemominas mais próxima para realizar a doação. Esse gesto de solidariedade salva vidas e devolve a esperança a inúmeras pessoas”, afirma Viviane Guerra, assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas.

A assessora salienta que as unidades da Hemominas são ambientes seguros, pois estar saudável é uma condição básica para ser um doador de sangue. Além disso, são observados os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso de máscara facial cobrindo nariz e boca, uso do álcool gel/líquido 70% nas mãos (qualquer doador ou pessoa que entrar nas unidades); as salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores; a orientação para o agendamento prévio da doação, para garantia de que o quantitativo de pessoas dentro das unidades seja seguro.


Os requisitos básicos para doar sangue, bem como situações particulares, são informados no portal
www.hemominas.mg.gov.br. Entre os critérios, destacam-se;

  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 16 e 69 anos; 
  • pesar mais de 50 kg; estar bem descansado no momento da doação;
  • estar bem alimentado;
  • não ingerir bebida alcoólica  12 horas antes da doação;
  • não ter sido exposto a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • piercing, tatuagem, sobrancelha definitiva, botox, esperar 12 meses;
  • mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais podem doar.

Por Jornalismo SRS BH e Hemominas