Nesta quinta-feira, 10/2, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros concluiu, nos municípios de Riacho dos Machados e Salinas, a realização de forças-tarefas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e da febre amarela.

SRS-Montes Claros

Devido ao alto índice de infestação do mosquito, no fim da semana passada, em Rio Pardo de Minas foi feito mutirão de limpeza coordenado pela Prefeitura, com o recolhimento de materiais inservíveis. Já nesta semana, as referências técnicas da SRS de Montes Claros, Kleber Sá e João Bosco auxiliaram o município na eliminação do mosquito adulto com uso de equipamentos de Ultrabaixo Volume Veicular (UBV).

Em Salinas, as referências técnicas das coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da SRS de Montes Claros, Cássia Moraes e Ildeni Meireles Barbosa realizaram capacitação teórica e prática de agentes de controle de endemias para a utilização de equipamentos aerosystem, para eliminação de focos do Aedes aegypti no interior de domicílios.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes alerta que nesta época do ano, com a alternância de períodos de calor e a ocorrência de chuvas, a tendência é de que haja grande proliferação do mosquito nos locais onde houver materiais que facilitam o acúmulo de água. Por esse motivo, observa a coordenadora, “é preciso que a população adote ações de prevenção contra o Aedes aegypti, limpando ou eliminando vasilhames e locais que facilitem a proliferação do mosquito”.

Merecem atenção especial os ralos, calhas, vasos de plantas, garrafas, pneus e vasilhames que servem de bebedouro para animais domésticos. A recomendação é que os recipientes sejam lavados com água e sabão, o que possibilita eliminar ovos do mosquito – que têm ciclo médio de sete dias para eclosão.

RECURSOS

Em setembro de 2021 a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou a Resolução 7.733 de 22 de setembro de 2021que instituiu ações estratégicas e o repasse de incentivo financeiro aos municípios para auxiliar no enfrentamento das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Para 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas foram alocados R$ 3,6 milhões.

As ações estratégicas objetivam intensificar as medidas de prevenção, monitoramento, controle e resposta dos municípios no enfrentamento das arboviroses antes e durante seu período sazonal. Os municípios devem realizar ações integradas de saúde considerando os seguintes eixos: vigilância (epidemiológica, entomológica, controle vetorial e laboratorial), comunicação em saúde e mobilização social, assistência (atenção primária, secundária e terciária à saúde), assistência farmacêutica, e gestão (articulação intersetorial, logística de insumos e pactuação entre os governos municipais e o Estado).

Por Pedro Ricardo