Os 86 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora recebem, nesta semana, nova remessa de 27.590 testes rápidos para a detecção de antígeno covid-19. O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é manter a expansão do diagnóstico da covid-19 em larga escala, monitorando a situação epidemiológica e direcionando esforços na contenção da pandemia no estado.

Divulgação

Para 54 municípios da SRS-Montes Claros estão sendo entregues 20.545 testes rápidos. Outros 4.635 kits estão sendo repassados a 25 municípios da GRS-Januária. Sete municípios da GRS-Pirapora estão recebendo 2.410 testes rápidos.

Entre os municípios da SRS-Montes Claros que possuem maior número de habitantes, a distribuição da segunda remessa de testes está da seguinte forma: Montes Claros 12.185; Janaúba 1.285; Bocaiúva 880; Jaíba 705; Porteirinha 620; Salinas 555; Rio Pardo de Minas 470; Taiobeiras e São João do Paraíso, 385.

No dia 20 deste mês, as Unidades Regionais de Saúde da SES-MG repassaram aos municípios da macrorregião do Norte de Minas 40.520 testes rápidos que já estão sendo utilizados pelas secretarias de Saúde.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS-Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, explica que os municípios deverão viabilizar a testagem dos casos suspeitos de covid-19 - mesmo aqueles com a forma leve da doença. A recomendação repassada aos gestores municipais de Saúde é para que o uso dos testes seja direcionado dentro dos eixos da Atenção Primária à Saúde, nos serviços de Atenção Especializada e de Saúde Indígena, bem como pela Vigilância em Saúde, a fim de compreender a situação epidemiológica da covid-19.

Os serviços de Saúde deverão monitorar os contatos e os casos confirmados de covid-19. Os testes devem ser feitos também nos contactantes assintomáticos. Nesses casos deve-se aguardar de cinco a seis dias após o último encontro com a pessoa que testou positivo para covid-19 para então realizar a testagem.

A SES-MG também recomenda a aplicação dos testes rápidos de antígeno em gestantes e pessoas encaminhadas para a internação hospitalar e realização de cirurgias eletivas em leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo na ausência de sintomas de covid-19.

O resultado do teste sai em 15 a 20 minutos e pode ser realizado no local de atendimento dos casos. Se o paciente apresentar sintomas de covid-19 e apresentar resultado negativo no teste de antígeno, a SES-MG recomenda a realização de nova coleta de amostra e a realização de exame RT-PCR nos laboratórios de referência da rede estadual.

Para alguns grupos específicos - como casos de óbito suspeito de covid-19, pacientes com suspeita de reinfecção, pessoas que apresentarem sintomas de covid-19 no histórico de deslocamento internacional nos últimos 14 dias, pessoas com suspeita de Efeito Adverso Pós Vacinação (EAPV), gestantes assintomáticas, entre a 37ª e 38ª semana de gestação e usuários assintomáticos do MG Transplantes - a recomendação é priorizar a testagem por meio do exame RT-PCR.

Desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, a SES-MG disponibilizou aos municípios a testagem dos casos por meio de três técnicas distintas, de acordo com o cenário epidemiológico.

Até 8 de janeiro deste ano, foram realizados nos laboratórios da rede pública do estado 988.810 testes do tipo RT-PCR. Adicionalmente, desde 2020, foram encaminhados aos municípios 1.138.580 (um milhão, cento e trinta e oito mil, quinhentos e oitenta) testes rápidos para detecção de antígeno e 776.460 testes rápidos para a detecção de anticorpos.

Por Pedro Ricardo