Devido às fortes chuvas, alagamentos e obstrução na MG 262 (trecho entre Rio Casca e Ponte Nova), pacientes de terapia renal substitutiva residentes dos municípios de Rio Casca, Abre Campo, Raul Soares, Sericita e São Pedro dos Ferros, que normalmente realizam o tratamento no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Ponte Nova, foram excepcionalmente remanejados para a Renalclin de Manhuaçu.

Divulgação

No último domingo (9/1), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu foi acionada pela Assistência Social do Hospital Nossa Senhora das Dores, que solicitou apoio para o tratamento de hemodiálise dos pacientes que estavam sem acesso ao município de Ponte Nova, devido ao bloqueio da MG 262.

A SRS-Manhuaçu fez contato com a direção da Renalclin de Manhuaçu, serviço de hemodiálise habilitado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a finalidade de solicitar atendimento para os pacientes. Após reunião com a equipe técnica, a direção da clínica se dispôs a convocar profissionais que estavam de férias, abrir mais turno de atendimento e garantir a assistência para todos os pacientes.

A organização de todo o processo de remanejamento dos pacientes foi realizada de forma integrada, com a participação efetiva da SRS-Manhuaçu, SRS-Ponte Nova, Renalclin, Hospital Nossa Senhora das Dores e secretarias de Saúde dos municípios de residência dos pacientes.

O administrador da Renalclin, Vanderson Alves Ferreira, destacou que a instituição sabe da importância do tratamento para os pacientes de terapia renal substitutiva e que a direção, juntamente, com a equipe técnica e colaboradores não mediram esforços para ampliar a capacidade assistencial. “Mobilizamos toda a equipe, abrimos um novo turno e adequamos a estrutura operacional para realizar o tratamento de todos os pacientes”, comentou.

O superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, participou da visita técnica na instituição e agradeceu o empenho de todos envolvidos na resolução da demanda. “A solidariedade é mais nobre nos momentos de calamidade e a cooperação de todos foi fundamental para evitarmos a interrupção do tratamento e complicações no quadro clínico dos pacientes. Agradeço ao Dr. Eli Nogueira da Silva, proprietário e diretor Clínico da Renalclin, pela sua responsabilidade social e pela presteza em atender a nossa solicitação, agradeço também à equipe técnica e aos colaboradores pela eficiência e qualidade do serviço prestado”, finalizou.

Ao todo foram atendidos 42 pacientes, sendo 20 de Raul Soares, 6 de Rio Casca, 4 de Abre Campo, 7 de Sericita e 5 de São Pedro dos Ferros.

Por Antonio Rodrigues