Os resultados iniciais do projeto SIS Vetor, software criado por equipe da Universidade de Brasília (UNB) e implantado inicialmente em Sete Lagoas e Manaus/AM, foram apresentados na terça-feira (14/12), durante seminário, em Sete Lagoas, como umas das práticas exitosas da implantação do software dentro das ações de controle das arboviroses urbanas no Brasil.

Divulgação

Os 35 municípios de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas têm ovitrampas* instaladas e funcionando georreferenciadas desde o ano de 2018. A quantidade das armadilhas será ampliada para os municípios de Três Marias, Presidente Juscelino, Pompeu, Curvelo e Abaeté, em 2022, que tiveram representantes no encontro.

O evento também contou com a participação de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas; da UNB; do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da SRS-Sete Lagoas, da Coordenadoria Estadual de Vigilância das Arboviroses de Minas Gerais (Cevarb), do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Nupide) e da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Todos trocaram relatos e experiências da Regional de Saúde e da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas, as potencialidades e perspectivas do software, assim como a ampliação do projeto para os municípios do estado de Minas Gerais.

O supervisor de endemias da Regional de Sete Lagoas, Ronaldo Felex, ressaltou a efetividade e a aplicabilidade do software SIS Vetor como uma ferramenta importante nas ações de controle do Aedes aegypti e consequentemente na agilidade e possibilidade do conhecimento dos índices de infestação do vetor e na tomada de decisões assertivas e em tempo hábil para o controle das arboviroses urbanas.

“Os próximos passos incluem a conclusão e ampliação do projeto para atender as demandas operacionais de campo, sejam em pequeno, médio ou grande município. A validação e a sustentabilidade oficial do projeto, amparo e suporte técnico seja em nível de parcerias nas esferas federal e estadual, além da visão clara e objetiva dos dados inseridos com relatório e mapas de indicadores índices de positividade das ovitrampas”, explicou Felex.

Para o superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, seminário possibilitou importante passo para a continuidade do projeto na Regional. “Mesmo se tratando de um piloto, hoje ele já é uma realidade para o município de Sete Lagoas. Com a apresentação dos resultados, potencialidades e perspectiva futuras, outros municípios poderão participar e assim ampliar as ações e o desenvolvimento do software”, destacou Teixeira.

Divulgação

Sis Vetor

Módulo gestor e aplicativo de campo é uma ferramenta que facilita a coleta de dados para auxiliar no controle do Aedes aegypti e, consequentemente, das arbovirose dengue, zika e chikungunya.

Faz parte da meta 8 do Componente 2 do projeto Arbocontrol e permite a configuração de territórios e imóveis a serem inspecionados, por meio de dados cadastrais e de geolocalização, com coordenadas e polígonos nos mapas.

Com a ferramenta, é possível também apoiar a organização do processo de trabalho, com criação de atividades semanais, que passam pelas fases de planejamento, execução, monitoramento e controle, bem como o encerramento – com revisão da atividade de forma digital.

*Ovitrampa: espécie de armadilha para coletar ovos de Aedes aegypti. Ajuda no controle dos ovos, para que não se desenvolvam novos mosquitos. Também colabora com a mensuração da presença dos ovos e larvas nas casas.

Por Nayara Souza