A Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, junto à Coordenação do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) Jequitinhonha, concluiu na segunda-feira (20/12) as visitas técnicas remotas de matriciamento do CEAE às Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) do território de abrangência dessa jurisdição regional, previstas para 2021, conforme a Resolução SES/MG Nº 6.946, de 04 de dezembro de 2019.

Divulgação

O matriciamento objetivou reafirmar o funcionamento do CEAE, os serviços ofertados segundo sua categoria/carteira e os critérios de encaminhamento para cada linha de cuidado/especialidade; fomentar a importância da classificação de risco, do cuidado compartilhado entre os diversos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e do acompanhamento dos usuários; esclarecer dúvidas e situações pontuais apresentadas pelos municípios e, por fim, analisar conjuntamente o guia de matriciamento preenchido e encaminhado pelos municípios, previamente.

Segundo a enfermeira Adriadna Arruda, referência técnica regional do CEAE, "a realização do matriciamento vai muito além de cumprir um indicador de supervisão do programa. É um momento e espaço para estreitarmos e fortalecermos a articulação entre os serviços de referência do cuidado aos usuários público-alvo do CEAE e de discutirmos e propormos estratégias para a qualificação dos processos de trabalho e, consequentemente, da assistência prestada por essa RAS. Graças a Deus e ao empenho de todos, já estamos observando impactos positivos decorridos dessa construção coletiva de saberes e práticas, que deve ser contínua”, pontuou. Ela cita como resultados: o cadastro da demanda por especialidade, que possibilita melhor gestão dos usuários; o fortalecimento da integração entre as equipes CEAE e APS, viabilizando maior resolutividade das demandas, entre outros.

Para o ano de 2022, a expectativa é de continuidade das ações de matriciamento de forma mais periódica e intensa.

Por Allan Gomes Campos