Foi realizada, nesta semana, reunião com os municípios da microrregião de Pirapora para orientações sobre a Resolução SES/MG nº 7.830 de 5 de novembro de 2021, que estabelece as normas gerais e a sistemática de monitoramento para o módulo de cirurgias eletivas da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, na Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora.

O encontro foi organizado pelas Coordenações de Regulação e de Atenção à Saúde da Regional, com a proposta de orientar os municípios da área de sua abrangência acerca do projeto Valora Minas. O objetivo é a redução da fila das cirurgias eletivas, por meio da qualificação do financiamento, ampliação do acesso e aumento da produção de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares ao longo do ano de 2022.

171221 Pirapora Valora Minas

Fernanda Rabelo Evangelista Gomes, Coordenadora da Regulação da Regional, explicou que a resolução apresentada contempla dois hospitais da microrregião de Pirapora, localizados no município de Pirapora e Várzea da Palma. “Os prestadores foram contemplados com recurso de cerca de R$ 1,2 milhões para realização de um rol de 880 procedimentos de média complexidade e alguns de alta complexidade que atualmente são gargalos, apresentando grande demanda. Já agora em dezembro, esses dois municípios receberam um terço desse valor para realizar os procedimentos, e em 2022 acontecerá o encontro de contas e pagamento de contrapartida pelo Estado de Minas”, esclareceu Fernanda.

Para a coordenadora da Atenção à Saúde, Josiane Magalhães, “a proposta desta reunião é fazer o levantamento da capacidade operacional dos prestadores hospitalares dentro do rol de procedimentos da resolução, assim como da demanda reprimida dentro do território”, explicou.

Por Por Regional de Saúde de Pirapora