A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, por meio da Coordenação de Assistência Farmacêutica, realizou na quarta-feira (15/12), a primeira Oficina de Capacitação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf). Com a adesão a Resolução SES/MG nº 7.628/2021, que estabelece a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), os municípios passarão a executar as seguintes etapas de execução do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf): solicitação, dispensação e renovação da continuidade do tratamento do Ceaf.

“A Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica vem ampliar o acesso aos medicamentos do componente, contribuindo para a integralidade da Atenção à Saúde dos usuários. A qualificação desses profissionais que assumirão o serviço é de extrema importância nesse processo”, destacou a farmacêutica Luciana Silveira Ferreira.

Uma das etapas importantes desse processo de descentralização é a capacitação dos farmacêuticos municipais. Neste mês de dezembro, nos dias 15 e 22, serão realizadas duas oficinas presenciais com a finalidade de capacitar os municípios aptos para a execução do Ceaf.

Créditos: Otávio Coutinho

Durante o treinamento, houve a apresentação do guia de descentralização da execução do Ceaf, do sumário de posologias e doses máximas e do manual de peticionamento e tramitação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), documentos que nortearão todas as ações a serem executadas pelos municípios.
Além da parte teórica, será realizado o cadastro de processo de solicitação e dispensação no Sistema Integrado de Gestão de Assistência Farmacêutica (Sigaf) e cadastro de processo e tramitação no SEI, sistemas que passarão a ser utilizados pelos municípios.

Estiveram presentes farmacêuticos e técnicos que serão responsáveis pela PDCEAF nos municípios que aderiram à citada resolução. Nessa Primeira Oficina, foram capacitados profissionais dos municípios de Cambuí, Heliodora, Ibitiura de Minas e Itajubá. Os demais municípios que também aderiam à PDCEAF serão capacitados a partir de janeiro/2022.

No total, 21 municípios adscritos à SRS-Pouso Alegre aderiram a PDCEAF neste primeiro ciclo de habilitações.

Por Otávio Coutinho