Agentes de endemias de municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram de treinamento para capacitação em aplicação de UBV portátil, para eliminação do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. O treinamento foi solicitado por secretarias municipais de Saúde que possuem agentes que ainda não haviam sido capacitados nas técnicas de aplicação do inseticida, com a utilização do nebulizador costal.

Crédito:  Enio Modesto

As aulas teórica e prática foram ministradas em 8 e 9/12 pelas referências técnicas em UBV portátil e pesado do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS-Passos. Participaram agentes dos municípios de Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Fortaleza de Minas, Nova Resende, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.

Segundo a referência do Nuvepi, Waldecir Evilson Serafini, os alunos foram agentes que ingressaram no serviço após o último treinamento, realizado alguns anos atrás, ou de municípios incorporados há pouco tempo pela SRS-Passos – que são os casos de Carmo do Rio Claro e Nova Resende. As outras referências técnicas são Messias Ribeiro, também do Nuvepi, e Jonas Marques Costa Neto, da Secretaria Municipal de Saúde de Itaú de Minas.

Na aula teórica, os agentes aprenderam a utilizar o equipamento de proteção individual, demarcar quarteirões, fazer abordagem dos moradores e o apontamento da pulverização do inseticida, para o registro dos imóveis trabalhados, o tempo e material gastos, conforme estabelece o protocolo.

Na prática de campo, eles aplicaram o aprendizado teórico em residências, comércio, oficinas e terrenos do bairro Nossa Senhora Aparecida, devidamente orientados pelas referências técnicas.

“De uma forma geral, o treinamento foi muito bom. Eles adquiriram uma boa noção de aplicação do UBV portátil no seu município”, avalia Waldecir Serafini.

Segundo Messias Ribeiro, os alunos demonstraram interesse na capacitação e, certamente, estão bem preparados para executar o serviço em suas cidades. “Eles estavam muito atenciosos. Eu não precisei repetir a aplicação. Com uma vez só, deu para perceber que eles aprenderam e estavam aplicando corretamente”, disse.

Um dos capacitados é o agente de endemias de Carmo do Rio Claro, Ewerton Achcar Rodrigues. Para ele, o treinamento é a melhor forma de um profissional desenvolver seu trabalho com qualidade. “Aprendemos técnicas importantes. Mesmo já utilizando o UBV portátil por anos, aprendemos coisas novas”, disse. “Tudo que foi aprendido, com certeza, será usado pela nossa equipe. Treinamentos como esse são essenciais para o aperfeiçoamento dos profissionais”, acrescentou.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde de São Tomás de Aquino, Giselle Matos Ribeiro, o treinamento foi valioso e construtivo, porque veio dirimir as dúvidas então existentes dos agentes. “A Vigilância do município de São Tomás de Aquino vem agradecer à Regional de Passos pelo treinamento de UBV realizado com os agentes de endemias”, elogiou. “Vamos todos trabalhar juntos para não deixar o mosquito da dengue proliferar!.”

Por Enio Modesto