Nesta segunda-feira (13/12), os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros vão receber a 69ª remessa de vacinas contra a covid-19. Ao todo serão repassadas 41.574 doses de imunizantes. A novidade ficará por conta de 2.495 doses de vacinas da Janssen, destinadas à aplicação da dose de reforço em pessoas que tomaram a dose única no primeiro semestre deste ano.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), mais de quatro milhões de pessoas que foram vacinadas com a vacina da multinacional norte-americana Janssen devem tomar uma dose de reforço, do mesmo imunizante, entre dois e seis meses após a primeira aplicação. A orientação é baseada em estudos científicos que mostram o aumento significativo na imunidade após a aplicação de mais uma dose da vacina, principalmente com intervalo mais longo, de seis meses.

A recomendação do MS para as puérperas e mulheres que tomaram a dose única da Janssen, e que atualmente estão grávidas, é que tomem a dose de reforço com a vacina da Pfizer respeitando o mesmo intervalo.

Créditos: Pedro Ricardo

Para Montes Claros, serão entregues 910 doses de vacinas da Janssen. Os outros municípios que receberão maior quantitativo de imunizantes da multinacional norte-americana são: Janaúba (205 doses); Coração de Jesus (170); Monte Azul (110); Porteirinha (95) e Francisco Sá (90).

Mais Vacinas

Além de vacinas da Janssen, a 69ª remessa que a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros repassará aos municípios na segunda-feira, 13, envolverá 38.809 doses de imunizantes da Pfizer. Elas serão destinadas à aplicação da primeira dose em 16.059 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e no atendimento de demandas de 14.268 pessoas que integram o conjunto da população em geral. Além disso, 7.486 trabalhadores da saúde ou pessoas com idade superior a 60 anos deverão tomar a dose de reforço contra o novo coronavírus.

Também na segunda-feira, a SRS vai repassar 250 doses de vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford para os municípios de Itacambira (150 doses) e Grão Mogol (100). Os imunizantes são destinados para a aplicação da segunda dose em pessoas que aguardam o término do prazo para a conclusão do esquema vacinal.

Já a Secretaria Municipal de Saúde de Catuti vai receber 20 doses de vacinas da CoronaVac, para aplicação da segunda dose em moradores do município.

Nesta 69ª remessa, os municípios que receberão o maior quantitativo de imunizantes são: Montes Claros (15.060 doses); Janaúba (2.584); Bocaiúva (1.716); Salinas (1.476); Porteirinha (1.335); Jaíba (1.324); Taiobeiras (1.176); Espinosa (1.063); Rio Pardo de Minas (1.016); Coração de Jesus (1.013); Francisco Sá (945); São João do Paraíso (792) e Monte Azul (770 doses).

Mobilização

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS de Montes Claros, entende que a retomada do repasse de vacinas da Janssen para os municípios acontece num momento importante para o avanço da imunização da população contra a covid-19, sobretudo em virtude da disseminação da nova variante do novo coronavírus, a Ômicron, proveniente da África do Sul.

“É de fundamental importância que todos procurem se vacinar contra a covid-19 para evitar que, mesmo que uma pessoa seja contaminada pelo novo coronavírus, venha a ter graves problemas de saúde. Tomar as duas doses da vacina, bem como a dose de reforço, é importante tanto para a proteção individual como da coletividade, levando em conta a necessidade de alcançarmos altos níveis de imunidade da população”, ressalta Agna Menezes.

Outra observação importante que a coordenadora de Vigilância em Saúde faz é a necessidade dos municípios manterem as ações de mobilização da população.

“Além da busca ativa das pessoas para o complemento do esquema vacinal com a aplicação da segunda dose é de fundamental importância que as secretarias municipais de Saúde incrementem as ações de mobilização dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos para que sejam vacinados. Para voltarmos a ter uma vida normal, sem necessidade de isolamento e distanciamento social, é necessário que a cobertura vacinal da população seja superior a 90%, com a aplicação das duas doses de um dos imunizantes, bem como da dose de reforço em idosos e trabalhadores da saúde”, conclui a coordenadora.

Vacinômetro

Na sexta-feira (10/12), a macrorregião Norte alcançou 68,52% de cobertura vacinal contra a covid-19. Ao todo, 990.118 pessoas já concluíram o esquema vacinal com a aplicação de duas doses de um dos imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS): AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou a vacina da Janssen que é de dose única.

O painel Vacinômetro, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), também contabilizou na sexta-feira que 1 milhão 215 mil 035 pessoas residentes no Norte de Minas já tomaram a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19. Isso representa 84,09% do total de habitantes da região.

Já a aplicação da dose de reforço (terceira dose) contra a doença já alcançou 111.630 pessoas com idade acima de 60 anos ou trabalhadores da saúde.

Por Pedro Ricardo