A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por intermédio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), realizou na segunda-feira (6/12), reunião de alinhamento sobre a vacinação contra covid-19, campanhas contra influenza, febre amarela, multivacinação e cobertura vacinal de rotina e demais orientações pertinentes ao tema. Participaram as referências técnicas de Imunização dos 25 municípios da sua jurisdição.

Divulgação

Em referência às atualizações da vacinação contra a covid-19, foi informado que a dose de reforço deverá ser realizada após 5 meses do esquema primário para a população de 18 anos acima, e a dose adicional deverá ser realizada após 28 dias do esquema primário para pessoas com alto grau de imunossupressão e no caso de viajantes ao exterior.

Informou-se ainda sobre a redução do intervalo do esquema primário da vacina Pfizer que passa a ser de 21 dias, e as recomendações para as pessoas que receberam a Dose Única (DU) do imunizante Janssen. Neste caso, as pessoas devem aguardar de dois até seis meses para receber a segunda dose (D2), salvo gestantes ou puérperas que deverão receber a dose de reforço com a vacina Pfizer.

O esquema vacinal da vacina contra o novo coronavírus deve ser completo para que haja o efeito esperado de imunização adequada contra a doença. Sendo assim, as pessoas vacinadas com a primeira dose dos imunizantes disponíveis, devem tomar a segunda dose após o intervalo recomendado, assim como o reforço para o grupo indicado.

Estudos indicam que a vacina é a melhor ferramenta para a prevenção ou amenizar os efeitos da doença. Durante o encontro, foi ressaltada a importância de que as pessoas fiquem atentas aos prazos, à disponibilização das vacinas e que completem o esquema vacinal.

O acompanhamento da cobertura vacinal é realizado por meio do registro das doses aplicadas no Sistema de Informação nominal do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) pelos municípios e deve ser realizado em até 48 horas da aplicação. Já o preenchimento do formulário para alimentar os dados do Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), deve ser realizado de forma diária.

Em outro momento, foram apresentados os dados de cobertura vacinal da Campanha contra Influenza e orientado sobre a entrada de dados de doses aplicadas, prorrogada até 19/12. Os municípios que ainda tiverem estoque de doses de influenza podem continuar realizando a aplicação, especialmente nos grupos prioritários que não alcançaram a meta de 90% de cobertura.

Em relação à Campanha de Multivacinação foram apresentados os grupos etários que tiveram maior número de aplicação de doses, sendo: menores de 1 ano, 1 ano de idade e o grupo de 10 a 14 anos.

Por fim, foram analisados os dados de cobertura vacinal de rotina, do período de janeiro a setembro deste ano, sobre as homogeneidades entre vacinas do calendário infantil e classificação de risco.

Durante os debates foi alertado aos municípios com relação aos dados de cobertura e o risco de reintrodução de doenças imunopreveníveis por vacinas e a necessidade de se manter altas e homogêneas coberturas vacinais. Destacou-se e emitiu alerta, também, à baixa cobertura em menores de 1 ano, 3 anos e de 10 a 14 anos de idade, estando abaixo de 95%.

Na oportunidade, foi apresentado o status dos municípios classificados como categoria de risco 2 e 3 para febre amarela e que desenvolveram as ações de intensificação casa a casa e de monitoramento rápido de cobertura vacinal.

A febre amarela é uma doença viral aguda, imunoprevenível, transmitida ao homem e a primatas não humanos (macacos), por meio da picada de mosquitos infectados. Possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. A maior frequência da febre amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola. Sendo assim, torna-se imprescindível que todos estejam atentos à limpeza de suas casas, lotes e terrenos vazios, para que não proliferem os mosquitos causadores das doenças, tanto de febre amarela, zika, dengue, chikungunya.

Além da vigilância dos locais, a vacina da febre amarela é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença, ela é segura e considerada a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Portanto, deve-se ficar atento ao calendário vacinal, pois a vacina está disponível, durante todo o ano, nas unidades de saúde em todo estado de Minas Gerais. Pessoas que tomaram duas doses antes dos 5 anos de idade ou uma dose depois dos 5 anos de idade não precisam se vacinar novamente, pois a imunização dura por toda a vida.

A referência de Imunização da GRS-Januária, Iollanda Vieira, ressaltou: “As reuniões são ambientes que considero muito importantes dentro da imunização porque promovem o alinhamento das informações, oportunizam aos participantes sanarem dúvidas, a emitirmos os alertas quanto as coberturas vacinais, assim, garantem que o município visualize seus dados para que a partir daí comecem a traçar suas estratégias para o alcance das metas”. De acordo com Iollanda, na imunização o melhor indicador de desempenho é o dado de cobertura vacinal. “É a partir dele que a Regional e o município conseguem visualizar o desempenho da vacinação”, finalizou.

Por Giuliana Dias Luz Batista