A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, na manhã da quinta-feira (9/12), o “1º Webseminário Intersetorial - Cenário Epidemiológico das Arboviroses em 2021 e as Ações de Fortalecimento e Prevenção para 2022”.

Divulgação

O evento abordou as doenças causadas pelo Aedes aegypti, como: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Abordando ações de prevenção, conscientização, estratégias de enfrentamento, fluxos de atendimento e estimativas para a região. Foram convidados os gestores municipais, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, coordenadores da Atenção Primária e guardas-chefes municipais. Além de servidores de diversas áreas técnicas da Regional de Saúde.

“Um evento como esse é muito importante para que a gente possa se atentar aos problemas e buscar soluções. Essas doenças acometem a população há muito tempo, aumenta em épocas sazonais, como o verão e todos nós temos que estar atentos às políticas de prevenção, de conscientização e cuidado, sempre com o foco de evitar que as pessoas adoeçam. Há recursos específicos que são disponibilizados aos municípios para o enfrentamento das arboviroses e eles são essenciais para a prevenção. É muito importante também que a gente se atente para a subnotificação e conscientize os profissionais da saúde da importância de realizar os exames nos casos suspeitos. Identificar os casos é fundamental para traçar estratégias e identificar os focos de atenção”, explicou Daniela Luft, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e secretária municipal de Saúde de Guaxupé.

A programação contou com a presença de Daniele Capistrano, técnica da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses, que falou sobre o contexto e perspectivas das arboviroses para o estado de Minas Gerais. Sandra Rodrigues, referência técnica no Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes da SRS-Alfenas abordou a importância da gestão e da organização do trabalho de campo na prevenção e controle das arboviroses. A relevância da Atenção Primária à Saúde (APS) no enfrentamento das arboviroses foi tratada por Kátia Ramos Pereira, servidora da Coordenação Estadual de Atenção Primária e Saúde. O encerramento contou com a participação de Daniela, que relatou o papel do Cosems na prevenção e controle das arboviroses.

Durante o debate, Leandro Santos, guarda-chefe do município de Poço Fundo, relatou algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia do trabalho preventivo. “É muito comum ter imóveis que estão fechados há muito tempo e moradores que nunca são encontrados na propriedade para autorizar a vistoria. Por isso, é muito importante que existam ações conjuntas envolvendo várias áreas do setor público e da sociedade. É importante também que essas ações tenham visibilidade, para conscientizar mais pessoas. A pandemia fez com que as pessoas passassem mais tempo em casa, mas isso não significa que elas se dedicaram a manter esses locais livres de focos do mosquito”, comentou.

“Estou muito satisfeita com este Webinário e confiante de que ele mostrou como a contribuição de cada um, as ações conjuntas de diversos segmentos da sociedade são fundamentais para que possamos prevenir tantas doenças. Evitando assim que tenhamos que enfrentar um quadro endêmico justamente em um momento em que ainda estamos passando por uma pandemia. Espero que tenhamos bons resultados”, destacou a superintendente regional de Saúde de Alfenas, Thaís Helena Prado Araújo.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi